Congresso de Cooperativas da Agricultura Familiar contará com presença do ministro Patrus Ananias


O II Congresso da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) será aberto nesta terça-feira, 26/8 à tarde, em Brasília (DF), com a participação do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias. Até a próxima quinta-feira (28), cerca de 600 agricultores familiares  – responsáveis por 70% dos alimentos produzidos no País – estarão discutindo a alta de preços de alimentos e alternativas para aumentar a produção.


O evento reunirá delegados de cooperativas de agricultura familiar e economia solidária de todas as regiões do Brasil.  Com o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), o MDS estimula a atividade, garantindo a compra do pequeno produtor e repassando os alimentos para entidades como creches, escolas, etc. São adquiridos produtos de 69,8 mil agricultores, que chegam a 7,5 milhões de pessoas – um investimento de R$ 21 millhões.


Já o PAA Leite, que funciona nos Estados que compõem o Semi-Árido, compra 503 mil litros de leite por dia de 16,4 mil produtores, beneficiando 2,7 milhões de pessoas, com investimento de R$ 25 milhões do Ministério do Desenvolvimento Social.