Conferência Estadual define política para a Saúde em Sergipe


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza amanhã e sábado, 26 e 27, a 4ª Conferência Estadual de Saúde (Confesa), desta vez com o tema ‘A Reforma Sanitária de Sergipe’. O evento acontece no Hotel Fazenda Boa Luz, em Laranjeiras, para discutir com a população, gestores e prestadores de serviço da saúde a política da área.


 


O encontro contará com aproximadamente 500 participantes, entre os quais 444 delegados, formados por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Sergipe (222), trabalhadores da saúde (111), gestores estaduais, municipais de saúde e membros das prestadoras de serviço (111), além de toda a equipe responsável pela organização do evento. A Conferência é paritária, ou seja, 50% dos participantes são compostos por usuários do SUS, 25% por trabalhadores da saúde e os outros 25% são gestores estaduais, municipais de saúde e membros das prestadoras de serviço.


 


Segundo Nadja Araújo, coordenadora de Comunicação e Informação da Conferência e coordenadora de Comunicação da SES, o credenciamento dos participantes será iniciado às 14 horas e se encerrará, impreterivelmente, às 18 horas da sexta-feira, 26, na recepção do Hotel Boa Luz. “Quem não fizer o credenciamento até o horário estabelecido não poderá opinar nas discussões dos grupos e na plenária final”, enfatizou a coordenadora.


 


De acordo com a programação, às 15h30min acontece a leitura do Regimento da 4ª Conferência Estadual de Saúde na sala de Convenções Oviêdo Teixeira. Às 18 horas, após o encerramento do credenciamento, será servido um coffee break.


 


Às 20 horas, haverá a solenidade de abertura com as presenças do governador Marcelo Déda, do secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, do coordenador-geral da 13ª Conferência Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, e do secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, entre outras autoridades.


 


“O secretário Antônio Alves vai assinar um convênio doando 50 computadores aos Conselhos Municipais de Saúde. Um será entregue simbolicamente na abertura oficial e os outros 49 estarão à disposição, a partir de segunda-feira, 29, no Conselho Estadual de Saúde, no 1º andar da sede da Secretaria da Saúde”, informou Nadja Araújo.


 


Ela acrescentou que o representante do Ministério da Saúde também fará uma apresentação sobre o ‘Fortalecimento dos Conselhos de Saúde e o Programa de Inclusão Digital’. “Logo após, haverá um jantar de confraternização com shows dos sergipanos Bloco Burundanga e Banda Café Pequeno no restaurante Rancho Fundo. Será uma noite muito agradável”, disse Nadja.


 


Roteiro de atividades


As atividades do sábado, 27, serão iniciadas às 8 horas com os painéis de debate divididos em três subgrupos para discutir os três eixos da Conferência: Desenvolvimento Institucional, Educação Permanente e Gestão de Sistemas; Atenção à Saúde da Família, Saúde Mental, Promoção e Vigilância a Saúde; e Assistência Farmacêutica, Atenção Hospitalar e Especializada, Urgência e Emergência.


 


“Os participantes vão escolher na hora do credenciamento quais dos três eixos querem debater, depois receberão um regimento com as propostas do governo para os próximos dois anos. Na discussão em grupos eles vão opinar sobre os conteúdos e, na plenária final, serão votadas as alterações que poderão ser ou não aprovadas”, frisou a coordenadora de Comunicação. Cada eixo será dividido em quatro grupos menores para facilitar os debates.