Concurso para estágio no Hospital Nestor Piva ocorre na noite de terça, 22/1


O concurso para a 2ª turma de estágio no Hospital Municipal Nestor Piva, da Zona Norte, acontece na noite de terça-feira, 22/1. A prova teórica será aplicada no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE), a partir das 19 horas.


São 58 inscritos, sendo 22 para medicina e 36 para enfermagem. O estágio tem início em 11 de fevereiro e será encerrado em 10 de agosto de 2008. Os assuntos que serão cobrados na prova envolvem temas gerais de urgência/emergência.


Segundo o coordenador do estágio do Samu 192 – Aracaju e do Hospital Nestor Piva, Fábio Alves, o concurso é destinado para estudantes de medicina e enfermagem a partir do 6º período. Ao todo, são 14 vagas para cada curso.


“O estágio tem caráter não-remunerado, supervisionado e voluntário. Os estagiários de medicina acompanham e auxiliam os médicos daquele hospital nos atendimentos durantes os plantões, incluindo as quatro especialidades  – clínico geral, cirurgia geral, pediatria e ortopedia”, disse o coordenador.


Os estagiários de enfermagem acompanham e auxiliam os enfermeiros no hospital. Todos os estagiários têm plantões semanais, além de aulas teóricas, treinamentos práticos e participação em eventos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Samu que envolvam posto médico. O estágio tem duração de seis meses, num total de 640 horas.


Os estudantes de medicina são orientados pelo Dr. Fábio Alves, que é também médico plantonista do SAMU 192 – Aracaju. Já os estudantes de enfermagem são orientados pela enfermeira Daniele Martins, que é também coordenadora do estágio do Hospital Nestor Piva e enfermeira do Samu.