Comitê discute estratégias para a I Gincana de Saúde Ambiental


O Comitê Sergipano de Saúde Ambiental tem se reunido para discutir e elaborar estratégias para realização da I Gincana de Saúde Ambiental. O evento acontecerá em escolas públicas e privadas, na última semana do mês de setembro.


 


A gincana tem por objetivo promover a integração social dos participantes, discutir a importância da prevenção de doenças e melhores condições de saúde e a preservação do meio ambiente. Participarão alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas localizadas nos bairros aonde já foram realizadas atividades do Projeto Mangue Limpo: Industrial, Coroa do Meio e Jabotiana. “Nós vamos começar por estes bairros porque lá já plantamos uma semente e temos que fazê-la germinar”, explicou Andrezza Pinheiro, assistente social do Serviço de Medicina Preventiva – Sempre Unimed.


 


O regulamento já foi elaborado e descreve todas as normas da gincana e deverá ser apreciado pelos integrantes do comitê na próxima reunião, marcada para o dia 30 de julho. Na ocasião, também serão definidos outros detalhes da operacionalização da gincana. Entre as tarefas a serem executadas pelos participantes, estão paródias relacionadas ao meio ambiente, coleta de material reciclado e oficinas.


 


Todas as escolas que participarem, receberão um troféu e todos os alunos serão premiados. “O tipo de premiação ainda não está definada, mas nós queremos que todos sejam premiados, como forma de incentivo e reconhecimento. Todos serão vencedores, afinal estamos lutando pela defesa do meio ambiente que interessa a toda sociedade”, enfatizou Rosemary Costa, coordenadora de Responsabilidade Sócio-Ambiental da Unimed.