Codise e Sedetec aderem à campanha ‘Santo de Casa Também faz Milagre’


Cerca de 80 servidores da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec) participaram da campanha ‘Santo de Casa também Faz Milagre’. A iniciativa, realizada pelo Centro de Hemoterapia e Laboratório de Saúde Pública (Hemolacen), tem o objetivo de ampliar o número de doadores de sangue voluntários. A equipe do Hemolacen esteve no local na quinta-feira, 21/2.


A adesão à campanha partiu da coordenadora de Serviço Social da Codise, Maria Letícia Machado. Para dirimir dúvidas e esclarecer critérios sobre a doação, profissionais do Hemolacen proferiram na quarta-feira, 20, uma palestra para os candidatos a doadores. Nesta quinta-feira, o Hemolacen disponibilizou uma unidade móvel itinerante e a equipe médica para a coleta de sangue dos servidores nas instituições.


Desde o lançamento da campanha, em junho do ano passado, o Hemocentro já conseguiu mobilizar diversas empresas e instituições, a exemplo do Banese, Banco do Brasil, TV Sergipe, Grupo Votorantin e Polícia Rodoviária Federal, entre tantas outras. Ainda assim, o estoque de sangue ‘A’ e ‘B’ negativo continua em baixa.


Segundo o oncologista Roberto Gurgel, presidente do Hemolacen, novas estratégicas serão realizadas para chamar a atenção dos doadores de fator RH negativo. Uma delas está sendo elaborada para o dia 8 de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. “Pretendemos fazer um apelo para que as mulheres passem a doar sangue com mais freqüência. Infelizmente a participação delas representa apenas 20% do total de doações no estado”, afirmou Gurgel.


Doações


Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar pelo menos 50 quilos, estar descansado e alimentado (evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação), apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (carteira de identidade ou carteira de trabalho). As empresas e instituições interessadas em participar da campanha devem ligar para o setor de Recursos Humanos do Hemolacen, através do telefone (79) 3259-3191.