Centro de Hemoterapia de Sergipe

A distância não é um obstáculo para os doadores solidários Maria José Reis, que reside na cidade de Boquim, e Osnir Fontes, de Cristinápolis. Comprometidos com o gesto humanitário, eles decidiram formar grupos em seus municípios, para colaborar regularmente com o serviço no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose).
 
A técnica de enfermagem Maria José sabe da importância que tem a doação de sangue para pacientes internados nos hospitais. “Sabemos que existem casos de urgência e alguns pacientes que, por causa do tratamento, necessitam fazer sempre transfusão sanguínea”, declarou ao explicar que foi daí que surgiu a ideia de criar um grupo. “Primeiro convidei minha família, depois os amigos”, contou a técnica.
 
Na primeira ação do grupo de Boquim, distante 84 quilômetros de Aracaju, Maria José chegou ao Hemocentro acompanhada por quatorze voluntários, dentre eles, os colegas Davide Andrade Santos, 25 anos e Denisson de Jesus Silva, 27 anos. “Vim por causa do convite e porque vi no facebook uma campanha”, disse Davide. “Acho que é importante. Amanhã pode ser eu que precise”, justificou Denisson.
 
O guarda municipal Osnir Fontes, relatou que começou a sensibilização com os colegas de farda e familiares. “Ano passado acompanhei a campanha ‘Todos por Malu’, de Tomar do Geru, vi tanta gente preocupada querendo ajudar que decidi convidar as pessoas para fazer parte do nosso grupo”, detalhou.
 
Foi assim que o doador elaborou o projeto social ‘Salve + 1’, que segundo ele, além de estimular a doação de sangue e o cadastro de medula óssea atua com arrecadação de alimentos e roupas para ajudar instituições de Cristinápolis, distante 115 quilômetros da capital.
 
Solidariedade
 
A gerente de Ações Estratégicas do Hemose, Rozeli Dantas, agradeceu as iniciativas e ressaltou a importância da participação de voluntários de todos os segmentos sociais. “Os pacientes internados na rede hospitalar dependem do gesto de todas as pessoas saudáveis que queiram prestar esse ato de amor ao próximo”, destacou a assistente social.
 
O Hemose espera por você à avenida Tancredo Neves, vizinho ao Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). A coleta de sangue funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos sábados e feriados, das 8h às 12h. Mais informações pelos telefones: (79)3225-8000, 3259-3174 e 3259-3174.