CEMAR SIQUEIRA CAMPOS

Mais usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Aracaju voltaram para casa satisfeitos após realização dos exames de ultrassonografia com médico especialista. O quarto mutirão de ultrassom foi realizado nesta terça-feira, 28, no Centro de Especialidades Médicas (Cemar) do bairro Siqueira Campos. Conforme a coordenadora do Cemar, Adriana Franco, na próxima segunda-feira, 3 de novembro, acontecerá mais uma mobilização com oferta de 50 exames. “Desde que foram iniciados, os mutirões já beneficiaram cerca de 200 pessoas. A ação que é promovida semanalmente  tem ajudado a reduzir significativamente a filas de espera por exames de ultrassom”, explicou.

A qualidade do serviço prestado e a entrega do resultado que é feita com conclusão do atendimento também são destaques da ação.  A dona de casa Lindinete Batista de Souza recebeu o atendimento e afirmou que ficou satisfeita com o trabalho dos profissionais da Saúde. “Precisava do exame com certa urgência e esse mutirão aconteceu na hora certa. Em menos de dois meses consegui meu ultrassom pelo SUS. Para mim, isso é um sinal de que a oferta do serviço está andando de forma mais rápida e eficiente”,  disse a dona de casa, explicando que em anos anteriores, muitos exames que solicitava através da Unidade de Saúde atrasavam por meses e alguns sequer chegavam a ter a data marcada. 
O mutirão é planejado através do Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (Nucaar) e da coordenação dos Centros de Especialidades Médicas (CEMAR). Os atendimentos acontecem no Cemar do bairro Siqueira Campos, das 7h às 12h e das 14h às 17h. No local são ofertadas diversos procedimentos entre ultrassons de abdômen total e abdômen superior, vias urinárias, próstata, transvaginal e obstetrícias.