Capacitação reúne auxiliares de farmácia das Unidades de Saúde da Família


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou hoje, 25/2, capacitação de auxiliares de farmácia que atendem nas Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital. O evento ocorreu no novo prédio da Coordenação de Educação Permanente em Saúde (Coeps), localizado na avenida Augusto Franco (antiga Rio de Janeiro).


Todas as unidades básicas de saúde receberam convite para que os auxiliares de farmácia se engajassem na proposta. Os trabalhadores foram divididos em seis turmas, ao longo de três semanas. A carga horária para cada grupo é de 20 horas semanais de aulas teóricas e a mesma duração de exercícios práticos, a serem realizados nas próprias unidades.


“Neste espaço, podemos fortalecer alguns conceitos da área de farmácia que, às vezes, geram muitas dúvidas, para que os profissionais se reconheçam neste ambiente. Falamos sobre o ciclo de assistência farmacêutica, portarias que regem o fluxo de atividades, entre outras coisas”, informa a farmacêutica Flávia Dantas.


Como forma de atingir o objetivo maior de padronizar um atendimento de qualidade do qual os usuários possam desfrutar, foram usadas estratégias que valorizam a discussão em grupo. “Não é apenas exposição. Também queremos ouvir muito dos auxiliares. Isso é feito seja por meio de palestras ou tarefas lúdicas, a exemplo de teatro, esquetes e confecção de cartazes”, complementa Dantas.