“Atletas” casuais preocupam médicos


Procurar uma academia apenas no verão, praticar esporte apenas no fim de semana, com aquela tradicional “pelada” de domingo, atividades laborais inadequadas, tudo isso pode levar o indivíduo a problemas sérios na musculatura. O alerta vem da Sociedade Sergipana de Radiologia (Soser). O presidente da entidade médica, André Luis Passos, diz ser grande o número de pessoas que procuram os consultórios médicos com algum problema muscular e na maioria das vezes foram provocados por algum esforço inadequado. “As conseqüências disto são sérias e pode comprometer a qualidade de vida do individuo, trazer prejuízos para sua atividade profissional e numa situação extrema pode levar até ao afastamento definitivo do trabalho”, alerta o médico.


 


Os jogos Pan-americanos trouxeram um grande incentivo à prática esportiva e muitos


“atletas” surgiram em busca de alguma modalidade esportiva. Fato considerado muito


positivo, pelo presidente da Soser, mas segundo ele é fundamental a orientação por parte de um profissional habilitado. Esse problemas causados pela prática inadequada de exercícios físico serão discutidos no VII Curso de Atualização em Ultra-Sonografia – Módulo Esquelético, que será realizado pela entidade nos dias 10 e 11 de agosto, no auditório da Sociedade Médica de Sergipe (Somese).


 


O curso a ser realizado pela Sociedade Sergipana de Radiologia em parceria com o Colégio Brasileira de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), tem por objetivo promover a atualização e reciclagem de profissionais de ortopedia, fisioterapia, reumatologia, medicina do trabalho, imagenologia e estudantes, sobre as inovações tecnológicas e cientificas que auxiliarão o profissional no seu trabalho cotidiano, além de conhecimento de novas aplicações de métodos e diagnósticos. “Nós estamos trazendo para ministrar as aulas os médicos Renato Antonio Sernik chefe do setor de Músculo-Esquelético da Divisão de Clínica Radiológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Renato Antonio Magalhães Lins, coordenador do Departamento e Diagnostico por Imagem do Hospital São Francisco de Assis de Belo Horizonte”informou André Passos.


 


O curso é reconhecido pela Comissão Nacional de Acreditação (CNA) e vale 2,5 pontos para revalidação de especialidade. As inscrições estão abertas na Sociedade Médica de Sergipe (Somese), rua Guilhermino Resende, 426, Bairro São José. As vagas são limitadas.