Atendimento Humanizado: Onco Hematos oferta curso de libras para profissionais

As Clínicas Onco Hematos e Homo, que integram a Rede AMO, Assistência Multidisciplinar em Oncologia, estão ofertando curso de libras para seus colaboradores como parte do Projeto de Saúde Inclusiva.

O curso tem o objetivo de levar um atendimento humanizado, a inclusão e responsabilidade social para os pacientes das clínicas. Estão participando do curso os profissionais da equipe multidisciplinar e recepção.

O professor do curso, Jorge Fortes dos Santos, reforçou a importância de ter uma comunicação direta entre o profissional e o paciente surdo. “Sabemos que as pessoas surdas, por muito tempo, ficaram excluídas da sociedade, de se comunicarem, porque os profissionais que atendiam nunca tinham acesso a essa comunicação direta. Então a ideia do curso é proporcionar isso, não ter a dependência de alguém para facilitar a comunicação entre um paciente surdo e o profissional. Agora os profissionais podem se comunicar diretamente com os pacientes surdos. Isso ajuda no entendimento de possíveis diagnósticos que serão dados e também evita alguns ruídos de comunicação”, explicou.

Ainda de acordo com o professor, o curso tem o total de 20 encontros presenciais, que estão sendo realizados duas vezes por semana. “Estamos no início do curso, no sétimo encontro, e já se percebe que os alunos estão aprendendo e assimilando a dinâmica de aprendizado em libras. Sempre peço para eles gravarem na hora que estou dando os sinais para eles terem material de apoio e possam estudar em casa e reforçar o conteúdo”, acrescentou.

Yara Prata, enfermeira assistencial da Onco Hematos, destacou a importância de participar do curso de libras. “É uma oportunidade de acolher os pacientes de maneira mais completa, para nos comunicarmos cada vez melhor com as pessoas com deficiência e saber interpretar o que eles estão expressando para a gente, além de melhorar nossa comunicação no atendimento ao paciente. Vai facilitar muito no atendimento e o paciente vai poder tirar todas as suas dúvidas e se sentir acolhido pela clínica de uma forma bem completa”, afirmou a enfermeira.

Para a técnica de enfermagem da Onco Hematos, Ana Carolina, está sendo muito importante participar desse curso, para agregar conhecimento e para poder fazer a inclusão dos pacientes surdos dentro da clínica. “Esse curso torna a Onco Hematos um diferencial, visto que os surdos sentem dificuldades em vários setores de encontrar pessoas que consigam compreendê-lo. Já atendemos alguns pacientes surdos e já sentimos essa dificuldade, mas hoje, com esse curso proporcionado para nós profissionais, sabemos que isso vai mudar. Vai fazer toda a diferença. Eles vão se sentir mais acolhidos e poderemos disponibilizar uma assistência humanizada para os surdos também”, finalizou.

Ascom/Onco Hematos