UFS 2009


Mais de 17 mil alunos da rede estadual de ensino vão participar do Processo Seletivo Seriado (PSS) 2009 da Universidade Federal de Sergipe. As provas vão ocorrer no período de 7 a 10 de dezembro, em 49 estabelecimentos de ensino. A Secretaria de Estado da Educação (SEED) já preparou o acolhimento aos alunos e as revisões, que vão ocorrer de 6 a 9 de dezembro, na quadra do Colégio Estadual Dom Luciano Cabral Duarte.


As ações do acolhimento e das revisões foram alinhadas numa reunião realizada na tarde da última quarta-feira, 3, com professores, diretores regionais e diretores de escolas. De acordo com a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), professora Zelita Brito, dos 17 mil alunos inscritos, 7 mil estão concorrendo a uma vaga na UFS no vestibular 2009.


Acolhimento


No que se refere ao acolhimento, a SEED está disponibilizando ônibus para o transporte dos alunos que residem no interior e fornecendo lanche, kit (contendo lápis, borracha e caneta) a todos os candidatos da rede estadual.


A partir das 2h30, uma central de apoio estará funcionando na sede da divisão, localizada na Avenida Maranhão, para garantir o acesso dos alunos do interior. “Tem uma turma que vem de Canindé do São Francisco, saindo de lá às 3h. Caso aconteça algo com esse transporte, devemos ter meios de substituí-lo imediatamente. Isso irá acontecer através da central, que mobilizará um outro veículo já disponível na região”, explicou o diretor da Divisão de Trânsito (Ditran), José Dias.


Ele informou que em algumas regiões, as escolas contarão com o apoio de outros parceiros. “Em alguns casos este processo tem o apoio de prefeituras municipais que disponibilizarão transportes para conduzir os alunos da rede estadual até Aracaju ou Itabaiana, outro município que sedia o PSS da UFS”, informou José Dias.


É o caso de alguns municípios localizados na região da grande Aracaju (DRE-8). Dos oito existentes, cinco contarão com esse tipo de parceria, beneficiando alunos de escolas estaduais. “Estamos tranqüilos em relação ao transporte. Agora pensamos em mobilizar os alunos, de forma que eles não deixem de fazer suas provas”, disse a técnica da DRE-8, Eudoxia Alves.


Pontos estratégicos


De acordo com a diretora do Dase, equipes formadas por professores e técnicos estarão presentes em pontos estratégicos de Aracaju e Itabaiana durante a realização do processo seletivo.


“São 49 locais de prova em todo o estado. Próximo a cada um haverá um representante da SEED para repassar gesto de conforto, uma palavra de apoio”, disse. Ela informou também que será montado um ponto de apoio no local onde está o Posto da Secretaria da Fazenda, na BR-235. Essa iniciativa acontecerá por volta das 6 horas e atenderá os alunos vindos do interior.


Revisões


A reunião também serviu para discutir detalhes das revisões que a SEED realizará a partir de sábado, 6, até a terça-feira, 9, iniciando sempre às 13h30 horas. As revisões vão envolver uma média de dois mil alunos, além de professores que atuam no curso Pré-Universitário da secretaria. Na ocasião, profissionais do Departamento Estratégico de Recursos Humanos que atuam na Rede Qualivida estarão realizando sessões de massoterapia e ginástica laboral.


A professora Zelita Brito lembrou a responsabilidade de cada um para garantir a participação dos alunos da rede pública estadual na edição 2009 do vestibular da UFS.


“Estamos discutindo minuciosamente os pontos para que os nossos alunos sejam bem atendidos e se sintam estimulados e tranqüilos para desempenharem o seu papel com segurança”, disse a diretora do DASE.