Aracaju: 80% do atendimento é retomado nos postos de Saúde

A partir desta quinta-feira, 05, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirma que 80% dos serviços das áreas produtivas das unidades já estão em pleno funcionamento. Após um acordo com os profissionais da área da saúde, parte dos trabalhadores retomaram as atividades.

A Secretaria de Saúde de Aracaju tem 44 unidades de saúde da família. De acordo com Guadalupe Ferreira, diretora de Atenção à Saúde, somente 10 unidades ainda não estão oferecendo os serviços das áreas produtivas. "As demais estão trabalhando com o funcionamento, embora ainda de forma deficiente em algumas áreas, porque nem todos os profissionais de saúde voltaram às atividades. No entanto, alguns médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem já retornaram ao trabalho", informou a diretora.

Conforme Guadalupe Ferreira, os serviços das áreas produtivas que voltaram a funcionar são aferição de pressão arterial e glicemia, vacinas, curativos, aplicação de aerossol, teste do pezinho e distribuição de medicação. "Para saber quais as unidades que estão ofertando os serviços é só ligar gratuitamente para a Ouvidoria da SMS, no número 156", disse.

"Ainda têm muitos profissionais em greve como médicos, odontólogos, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais, auxiliares de consultórios dentários e agentes comunitários de saúde", completou Guadalupe, acrescentando que à medida que as negociações forem avançando, tudo será normalizado. Os profissionais estão em greve desde o dia 2 de dezembro de 2016.

Fonte: Ascom/SMS