Tribunal de Justiça adere à campanha de doação de sangue do Hemolacen

O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE) aderiu nesta terça-feira, 4/12, à campanha ‘Santo de Casa Também Faz Milagre’, desenvolvida desde junho pelo Centro de Hemoterapia e Laboratório Central de Saúde Pública (Hemolacen) para conquistar novos doadores voluntários de sangue. Cerca de 50 funcionários do Tribunal participaram de uma palestra sobre a importância das doações no auditório da Escola Superior de Magistratura de Sergipe (Esmese).


O tema foi abordado por Tahiane Bohemer, membro da equipe de Recursos Humanos do Hemolacen, que tirou as dúvidas dos servidores para que, na próxima semana, cerca de 50 integrantes do TJ possam realizar suas. Para José Mateus, assessor de comunicação da Esmese, a palestra é necessária para incentivar os colaboradores do órgão a praticar o ato de solidariedade.


Com a chegada das férias escolares e a proximidade do final do ano, a tendência é de que as doações de sangue caiam em média 70%. Por isso, é fundamental conscientizar a população da importância de continuar doando, inclusive porque nesta época acontecem mais acidentes nas estradas e até mesmo com as crianças e jovens em casa.


Alerta


“O estoque de sangue negativo está muito baixo. Estamos intensificando o trabalho de coleta para atingirmos níveis normais. A reserva de sangue positivo, que é mais comum nos doadores, está média, mas também precisa de reforço”, informa Mariamália Andrade, gerente de atividades do Hemolacen.


Por esta razão, o Hemolacen ampliou os horários em que é possível fazer a doação agendada previamente também para o período da tarde, das 13h às 17 horas. Qualquer empresa privada ou órgão público interessado em agendar palestras e doações deve entrar em contato com os setores de Serviço Social ou Recursos Humanos do Hemocentro pelos telefones (79) 3259-3191 e 3259-3174.