A Escola do Legislativo profª Neuzice Barreto de Lima da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou um Simpósio sobre combate ao alcoolismo e drogas similares na tarde desta segunda-feira, 22. De acordo com o diretor da Escola, Vander Costa, o intuito da ação foi abrir debate para promover a conscientização ao consumo às drogas por meio de especialistas e pessoas engajadas na causa.
O simpósio foi mediado pelo vereador de Aracaju (PDT), com a participação do deputado estadual Capitão Samuel (PSC), do psicólogo Caio Cunha Andrade e de participantes do grupo Al-Anon, que falaram sobre a vivência familiar com alcóolatras. O Al-Anon é um programa de 12 passos para familiares e amigos de alcoólicos, onde seus membros compartilham suas experiências nas reuniões de grupo e buscam forças e esperança na tentativa de resolver seus problemas comuns. Eles acreditam que o alcoolismo é uma doença familiar e que mudanças de atitudes podem colaborar com a recuperação.
De acordo com Anderson de Tuca, o evento foi importante principalmente neste momento trágico da pandemia da covid-19. O vereador fundou, junto com seu irmão, o Grupo Amigos do Senhor (Ami-SE), que presta apoio aos dependentes de álcool, drogas e também pessoas com depressão. “Nesta pandemia aumentou, assustadoramente, o consumo de álcool, de drogas e, consequentemente, a depressão, que é decorrente de vários motivos”, explanou.
O parlamentar ressaltou que o alcoolismo tem essa característica triste. “Tem um efeito cascata, sofre esposa, sofre filho, sofrem todos, inclusive, quando meu pai ainda era vivo, eu fazia questão de rezar a prece da serenidade, a prece que todos os membros do AA rezam”, disse durante o evento.
Diante da pandemia e restrições orientadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o evento foi realizado de forma virtual e transmitido por meio do canal do YouTube da Câmara de Aracaju e pelo programa de vídeo chamada, o zoom.