AGOSTO BRANCO: Onco Hematos alerta ações de prevenção e conscientização do Câncer de Pulmão

Estamos no Agosto Branco, mês da campanha e conscientização sobre o câncer de pulmão, o terceiro tipo de câncer mais frequente entre homens e o quinto mais comum entre as mulheres, a nível global. No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais comum, com número estimado de novos casos neste ano de 30.200, sendo 17.760 entre homens e 12.440 mulheres. Para fazer um alerta e destacar a importância da data, o oncologista clínico da Onco Hematos, Miguel Tenório, e a pneumologista da Onco Hematos, Lais Cibele, foram entrevistados no último domingo, 23, no Programa Viva Bem, apresentado por Magna Santana, na rádio FAN FM.

O Tabagismo é principal fator de risco da doença, sendo que cerca de 85% dos casos de câncer de pulmão diagnosticados estão associados ao consumo de derivados de tabaco. De acordo com o oncologista clínico, Miguel Tenório, além dos 85% dos casos estarem associados ao tabagismo, há outras substâncias que causam o câncer de pulmão. “São substâncias químicas que podem causar o câncer de pulmão, mas que estão relacionadas à exposição, como em setores específicos da produção de alguns produtos, como arsênio por exemplo. Mas esses são casos específicos, na maioria dos casos o tabagismo continua sendo o principal fator, lembrando que o tabagismo também pode causar outros tipos de câncer, como câncer de boca, laringe, faringe, entre outros. Por isso, nossa principal campanha é para conscientizar a população sobre os riscos do tabagismo”, afirmou.

A pneumologista Lais Cibele explica que a fumaça do cigarro, além de causar o câncer de pulmão, também pode gerar outras doenças pulmonares. “Dentre estas doenças pulmonares está a doença pulmonar obstrutiva crônica que é mais conhecida como Enfisema ou Bronquite. Essa é mais conhecida, mas existem várias outras doenças pulmonares relacionadas ao tabagismo. A maioria dessas doenças tem tratamento, desde que o paciente realmente pare de fumar. Sabemos que muitos pacientes têm dificuldade em parar de fumar porque vê no cigarro um escape, uma válvula de redução da ansiedade. E é não só aí onde entra o pneumologista, ajudando o paciente a parar de fumar, pois nós podemos oferecer alguns mecanismos que podem ser utilizados nessa cessação, e assim, prevenir as doenças pulmonares e o câncer de pulmão”, enfatizou a pneumologista, destacando que há medicamentos e tratamento psicoterápico para auxiliar a parar de fumar.

Sintomas 

Os sinais e sintomas da doença também são essenciais para identificar o mais precocemente a doença. Segundo o oncologista Miguel Tenório, dentre os sintomas mais comuns do Câncer de Pulmão estão: tosse persistente, escarros com sangue, dor no peito, falta de ar, rouquidão, além dos sintomas mais graves que é a perda de peso, perda de apetite, fraqueza intensa. “Esse tipo de câncer é um pouco traiçoeiro, pois geralmente quando vem dar sintomas é porque pode estar um pouco avançado. Então, para a população em geral não temos como prevenir, mas para a população tabagista temos como prevenir, por meio do acompanhamento da pneumologista para ajudar na cessação do tabagismo e na realização dos exames preventivos”, disse.

Fumante passivo

A pneumologista Lais Cibele ainda reforça o cuidado com os tabagistas passivos. “As pessoas que convivem muito próximo ao tabagista acaba inalando aquilo que o tabagista exala (joga para fora), e quando essa pessoa respira a fumaça, pode levar as alterações pulmonares também”, salientou.

Diagnóstico

“Dentre os exames sugeridos para os pacientes que já tem sintomas o diagnóstico é feito por meio de alguns exames, como radiografia de tórax e tomografia de tórax, mas nos pacientes que não tem sintomas e são tabagistas, existe uma forma de fazer um diagnóstico mais precoce através do exame de tomografia do tórax com baixa dose de radiação. Então aqueles pacientes com mais de 55 anos e que fumam pelo menos uma carteira de cigarros por dia ao longo de 30 anos, têm indicação de fazer essa tomografia, mesmo sem ter sintoma. Mas para isso, o paciente precisa passar por um médico pneumologista, oncologista ou clínico para solicitar o exame”, finalizou a pneumologista Lais Cibele.

Ascom/Onco Hematos