Agosto é considerado o mês de conscientização de doenças que acometem o pulmão. Em razão disso, órgãos públicos e não governamentais lançaram o “Agosto Branco” como uma campanha especial para promover educação sobre fatores de risco e diagnóstico inicial do câncer de pulmão. E, para fortalecer esse movimento, a Associação dos Amigos da Oncologia – AMO abraça essa campanha para alertar a população sobre a importância da prevenção contra o tabagismo e da conscientização de um dos tipos de câncer mais incidentes entre os brasileiros.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – o INCA, mais de 2 milhões de diagnósticos de câncer pulmão são esperados para este ano de 2024. Somente no Brasil, 32.670 casos novos de câncer do sistema respiratório (pulmões, traquéia e brônquios) serão diagnosticados no mesmo período, sendo mais de 18 mil casos entre os homens e mais de 14 mil, entre as mulheres. Em Sergipe, a estimativa é de 240 casos novos para o mesmo ano, com 130 para os homens e 110 para as mulheres.
FATORES DE RISCO
Segundo estudos de epidemiologia para o câncer de pulmão, o tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são responsáveis por cerca de 85% dos casos diagnosticados. Outros fatores importantes estão associados às questões ocupacional e ambiental com a presença de agentes reconhecidamente cancerígenos como na produção de alumínio, no processo de gaseificação de carvão, na mineração de hematita (subterrânea), nas fundições de ferro e aço, na exposição a metais (arsênico, cádmio, cromo, berílio, níquel) e nas poeiras de amianto, de sílica, de couro e de madeira, além da combustão de motores a diesel, a poluição do ar e as radiações.
(ASCOM/ AMO)