A higiene do recém-nascido

Canal Viva Bem


Nos primeiros dias de vida mãe e filho precisam se adaptar a uma série de novidades. Mesmo cuidados básicos de higiene como a troca de fraldas, o banho e a limpeza do coto umbilical podem ser um grande desafio quando falta experiência no assunto. Em qualquer uma das situações a regra número um é prevenir acidentes e nunca deixar seu bebê sozinho. Depois, outras dicas são importantes e podem tornar esses momentos mais prazerosos para os pais e para o bebê.


 


Troca de fraldas


Você vai precisar de: trocador, fralda limpa, algodão e garrafa térmica com água morna


Como fazer: A limpeza do local deve ser feita com auxílio de um algodão umedecido em água morna, sempre no sentido do ânus e nunca ao contrário, assim você evita a contaminação da uretra com resíduos de fezes.


É normal algumas meninas apresentarem, nos primeiros dias de vida, uma secreção esbranquiçada ou ligeiramente sanguinolenta pela vagina, causada pela passagem de hormônios maternos durante a gestação.


Mães de meninos devem limpar os resíduos na ponta do pênis mas não é aconselhável tentar descolar o prepúcio da base da glande. Essa separação acontece naturalmente após alguns meses ou nos primeiros anos.


 


Limpeza do coto umbilical – não causa dor ao bebê


Você vai precisar de: cotonetes, álcool a 70 graus


Como fazer: Após cada troca de fraldas e também depois do banho, umedeça um cotonete em álcool a 70 graus e passe cuidadosamente no coto, principalmente na parte de baixo. A limpeza não provoca dor, se o bebê chorar provavelmente é pelo contato com o líquido frio.


Se a região ficar avermelhada, com odor desagradável ou apresentar secreção é necessário procurar um médico.


 


Banho – não existe uma hora ideal para ele


Você vai precisar de: banheira, sabonete neutro, toalha, fralda, cotonetes.


Como fazer: primeiramente prepare o banho e reúna todos os utensílios que vai precisar. Coloque água na banheira (aproximadamente 15 centímetros), verifique se a temperatura está morna (36º C à 37º C), você pode fazer isso colocando o cotovelo na água ou utilizando um termômetro próprio. Depois retire anéis, pulseiras e outros acessórios que possam machucar a pele do bebê e só então retire as roupas e a fralda dele. Antes de colocá-lo na água limpe o excesso de sujeira da região genital com auxílio de um algodão embebido em água e finalmente coloque-o aos poucos na água para que ele se acostume.


É preciso descobrir a posição preferida do bebê, alguns gostam de ficar de bruços e outros de frente, não é necessário virá-los, com apenas uma mão você pode lavar ele por completo, começando pelo rosto, sem usar sabonete, e depois passando pelo cabelo e pelo corpo daí usando o sabonete neutro.


Seque o bebê com uma toalha macia começando pelo rosto e não esqueça as dobrinhas. Os cotonetes podem ser utilizados para passar em volta da orelha mas não é aconselhável introduzi-los nas narinas e nos ouvidos.


 


Fonte: livro “A Saúde de Nossos Filhos” Hospital Israelita Albert Einstein


Autor: Mariana Mesquita Maciorowski/ Portal Unimed