2ª cirurgia bariátrica via SUS é feita por equipe de sergipanos


A segunda cirurgia bariátrica (para a redução de estômago) realizada em Sergipe, através do Sistema Único de Saúde (SUS) foi feita somente por especialistas sergipanos. O procedimento cirúrgico aconteceu na semana passada, no Hospital Universitário (HU).


 


“Na primeira cirurgia bariátrica feita em junho, a Secretaria de Estado da Saúde financiou a vinda de três especialistas do Instituto Garrido e do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo para capacitar os profissionais de saúde da área no Estado. Estes especialistas fizeram a operação juntamente com a equipe sergipana. Desta vez, os médicos daqui realizaram com sucesso a intervenção cirúrgica”, disse Alex França, gestor da Atenção Hospitalar da SES.


 


A cirurgia bariátrica é realizada para possibilitar a redução de peso em pessoas obesas, com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40 (ou de 35, com doenças relacionadas à obesidade). “A cirurgia durou duas horas e meia e foi feita em uma paciente do sexo feminino, de 32 anos, que pesava 107 quilos. Ela está bem e recebeu alta nesta terça-feira, 11”, informou o médico Antônio Alves Júnior, coordenador da cirurgia bariátrica no Estado.


 


Apoio da SES


Em Sergipe, este tipo de intervenção cirúrgica só era realizado pelo sistema de saúde privado. “A realização da cirurgia bariátrica era um anseio da Secretaria de Estado da Saúde, junto com a Secretaria de Saúde de Aracaju, a Universidade Federal de Sergipe e Ministério Público Estadual porque existem cerca de 40 pacientes na fila de espera. Estes órgãos uniram esforços para a concretização do serviço especializado”, explicou Alex França.


 


De acordo com ele, a Secretaria de Estado da Saúde disponibilizou mesa cirúrgica, carro de anestesia, camas cirúrgicas hospitalares e instrumental cirúrgico, além da capacitação dos profissionais sergipanos. A próxima cirurgia bariátrica deverá ser realizada em outubro.


 


“O papel da Secretaria de Saúde foi fundamental na viabilização destas cirurgias, pois sem os equipamentos instrumentais, a capacitação dos profissionais de saúde e a vinda dos especialistas de São Paulo, não seria possível realizar este antigo desejo do serviço público de saúde”, explicou.


 


IMC


O índice de Massa Corporal (IMC) é uma fórmula que indica se um adulto está acima do peso, se está obeso ou abaixo do peso ideal considerado saudável. A fórmula para calcular o Índice de Massa Corporal é IMC = peso / (altura)2.


 


São considerados abaixo do peso ideal os que possuem IMC menor que 18,5. Resultados entre 18,5 e 25 indicam peso normal. Pessoas acima do peso apresentam IMC entre 25 e 30 e nos obesos, o índice é superior a 30.