“Vacinação contra gripe e sarampo prossegue nos postos de Aracaju”

Canal Viva Bem

A campanha de vacinação contra a gripe Influenza e contra o Sarampo prossegue em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) de Aracaju. Até o momento foram imunizados 64,48% do público alvo para a gripe e 59,99% para o Sarampo. Nesta entrevista, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Saúde de Aracaju, Raulinna Gomes, fala sobre a vacinação, qual o público alvo e as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Canal Viva Bem – Quais são as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, tanto para a Influenza e o Sarampo?

Raulinna Gomes – Para a gripe Influenza é que sejam vacinados 80% do público alvo e 95% para o Sarampo. A campanha vai continuar até que essas metas sejam atingidas. Até agora só imunizamos 64,48% contra a gripe e 59,99% contra o sarampo.

CVB – A do vírus Influenza é realizada todos os anos, mas porque a retomada da campanha contra o Sarampo?

RG – Não há registros da doença há vários anos aqui em Aracaju e no Estado, mas foram registrados 500 casos, entre o Ceará e Pernambuco. Então o Ministério da Saúde estabeleceu que fosse reforçada a vacinação contra o Sarampo.

CVB – E qual o público alvo?

RG – A vacina contra a gripe Influenza é indicada para gestantes, idosos acima de 60 anos, trabalhadores da área da saúde, crianças entre seis meses e cinco anos, doentes crônicos e puérperas (mulheres que deram a luz nos últimos 45 dias). Já a vacina contra Sarampo é indicada para crianças com seis meses e menos de cinco anos de idade.

CVB – Onde as pessoas podem se vacinar?

RG – Em todas as 43 Unidades de Saúde da Família (USF) de Aracaju, que funcionam de segunda à sexta, das 7h às 17h. Lembre-se de levar a carteira de vacinação.