Em uma cerimônia realizada no auditório do Sebrae, na Avenida Tancredo Neves, nesta última quarta-feira, 30, uma reportagem veiculada no Canal Viva Bem alcançou a segunda colocação na categoria Texto da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo.
Este ano, o evento teve como enfoque central “A contribuição dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do país”. A reportagem premiada focou no trabalho das catadoras de mangaba, ressaltando sua importância e organização em associações no litoral sul sergipano.
Intitulada “Catadoras de Mangaba do Litoral Sul Sergipano Mudam de Vida, Organizadas em Associações”, a matéria do Canal Viva Bem foi reconhecida como uma narrativa exemplar que celebra histórias de superação e dedicação. A jornalista Xanda Brito, autora da reportagem, expressou sua satisfação e entusiasmo pela conquista. Ela revelou que a inspiração para a matéria surgiu durante uma cobertura realizada graças ao Senac.
“Foi uma matéria que eu pude fazer graças ao Senac. Eu fui fazer uma cobertura e de lá eu produzi a matéria que acabou ganhando o prêmio Sebrae”, compartilhou a jornalista. Ela ressaltou que o prêmio foi uma recompensa pela dedicação e carinho investidos na produção da matéria. “Para mim foi muito gratificante, porque eu adoro contar histórias de vidas, de superação e ver o trabalho que a gente fez com carinho ser reconhecido é maravilhoso. Essa é a essência do jornalismo”, acrescentou.
A reportagem premiada, que conquistou o segundo lugar na categoria texto, destacou o papel fundamental das catadoras de mangaba na economia local e suas ações coletivas por meio de associações. A abordagem simplista do texto buscou garantir que qualquer leitor pudesse compreender e se envolver com a narrativa, visualizando as situações descritas. A jornalista enfatizou a importância de transmitir emoção e vívida imaginação por meio das palavras, permitindo que o leitor se conectasse com a história de maneira profunda.