EDUCAÇÃO

Canal Viva Bem


A Secretaria de Estado da Educação (SEED) realizará, nos dias 10 e 11 de dezembro, a I Mostra de Arte das Escolas Públicas Estaduais. Nestes dias, a partir das 14h, o Ginásio Constâncio Vieira será palco das apresentações de diversas escolas que mostrarão trabalhos versando sobre arte-educação realizados no ano letivo de 2008.


O evento tem por objetivo proporcionar um momento de reflexão e de contato direto com as artes visuais em geral e com a produção artística escolar sergipana tanto aos alunos e arte-educadores da Rede Estadual de ensino quanto à comunidade, De acordo com a chefe de Gabinete da SEED, professora Lindete Amorim, a mostra também se propõe a revelar talentos e habilidades artísticas dos alunos, buscando inseri-los no meio artístico.


Entre as apresentações artísticas, a mostra conta com teatro, coral, música e dança. Nas manifestações contemporâneas haverá grafitagem e histórias em quadrinhos. A mostra terá ainda dramatizações das lendas, contos e “causos” através de fantoches, máscaras ou trajes característicos, danças folclóricas, declamações, literatura de cordel e paródias.


Na programação consta também de degustação de comidas típicas, artesanatos dos municípios, desfiles de trajes típicos sergipanos e brincadeiras populares, como pião, corda, amarelinha, elástico, entre outras. E na oportunidade haverá também oficinas de madeira, barro, tecido, papel, contas, miçangas e sucatas.


“Uma das maneiras mais criativas e interativas de se passar conhecimento nas escolas é através da arte. Com as atividades artísticas, os alunos conseguem extrair o melhor do conteúdo, e os professores tornam a aula mais divertida”, afirmou professora Lindete Amorim.


Ainda segundo ela, as ações executadas com acompanhamento dos arte-educadores visam concretizar o ensino-aprendizagem e estimular os discentes para alcançar desenvolturacriativa, tornando-os produtivos e capazes de exercer sua cidadania.