O treinamento de Reanimação Cardiopulmonar, projeto idealizado pela Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese), com o apoio da Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest-SE), já começou a 2ª etapa, que é levar para cerca de 400 alunos do ensino médio de escola públicas e particulares, um curso rápido sobre o “Projeto RCP nas escolas”. “No dia 11 deste mês, às 11h, estaremos no Colégio Master, e às 15h do dia 13”, informa Dr. Fabrício Dias Antunes, presidente da entidade.
O projeto está inserido dentro da programação do Dia do Anestesiologista, comemorado em 16 de outubro. “Também estaremos realizando no dia 15 deste mês um fórum entre Coopanest e Hospitais da rede suplementar, além de uma confraternização com os nossos cooperados”, informou Dr. Áley Newton, presidente da cooperativa.
De acordo com anestesiologista, a primeira fase do “Projeto RCP nas escolas” ocorreu em maio deste ano, com 100 alunos de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS). “Esses universitários foram treinados para se tornarem instrutores no curso de Reanimação Cardiopulmonar”, informa, ressaltando que o projeto está sendo bem aceito pelos colégios. “Algumas escolas já entraram em contato, solicitando para que fossemos até lá realizar o treinamento”.
O presidente da Saese ressalta que o primeiro atendimento é crucial para um melhor desfecho na abordagem de uma reanimação cardiopulmonar. “Uma vítima em parada cardiorrespiratória sem um tratamento inicial tem menos chance de voltar à vida, de retornar à circulação espontânea, do que um paciente que recebeu esse primeiro atendimento”, explica.
O médico ressalta que o objetivo não é treinar nenhum estudante para ser médico, mas para que possa prestar assistência inicial a uma possível vítima de uma parada cardiorrespiratória.
Parceiros
Para a realização do projeto a Saese em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), e conta com o apoio da Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest-SE). “A cooperativa está emprestando os manequins para os treinamentos que são de fundamental importância para que o treinamento dê certo”, finaliza Dr. Fabricio Antunes.
Ascom/ Saese