I Encontro Estadual do Consórcio de Segurança Alimentar


Promover ações de segurança alimentar para os municípios que compõe o Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local do Sertão do São Francisco (CONSAD-SE). Esse foi o motivo que levou representantes da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) ao I Encontro Estadual do CONSAD, que está acontecendo no auditório do Instituto de Tecnologia e Pesquisa de Sergipe (ITPS).


O evento, uma ação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), reúne os municípios de Canindé do Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre, Gararu, Nossa Senhora de Lourdes, Feira Nova, Graccho Cardoso e Itabi. Em Sergipe, a Secretaria é a responsável pela aplicação das políticas de segurança alimentar e nutricional, onde desenvolve várias ações que visam o fortalecimento da agricultura familiar, incluindo as famílias que se encontram em vulnerabilidade social em projetos específicos, que vão desde cursos de capacitação, até o que diz respeito à preparação de alimentos.



Para a chefe do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria, Mirsa Leite, a segmentação dos territórios facilita a ações do Governo. “Quando você divide os territórios, passa a ter uma visão local. Você também tem a oportunidade de ter as especificidades de cada território, o que possibilita o trabalha dentro das características de cada região, implantando políticas que venham a atender as necessidades de cada município”, ressaltou Mirsa.


Protagonismo


Presente ao Encontro, o coordenador Regional do CONSAD, Nelson Mello, destacou a importância que esse tipo de encontro tem para que se efetive a mudança de pensamento em relação `´as políticas públicas. “Temos a expectativa de que essas ações possam mobilizar a sociedade como um todo, para que nós possamos alcançar nossos objetivos, mudando o conceito do assistencialismo para o protagonismo, através desses representantes legítimos da sociedade civil, como também no sentido de integrar as políticas públicas. Políticas que são implementadas pelo Governo Federal, Estadual e Municipal”, destacou Nelson Mello.



A secretária-adjunta de Inclusão Social, Sônia Meire Azevedo, falou sobre a relação da secretaria com o Consórcio. “No caso da política que nós estamos desenvolvendo e a sua relação com o CONSAD, ele vem reforçar, como associação civil, a importância de fazer um trabalho articulado com a sociedade, algo que já é previsto e está sendo executado pela nossa Secretaria, no fortalecimento também da sociedade organizada e das instâncias municipais que podem fortalecer os programas de segurança alimentar e nutricional em cada município. Outro ponto importante é que, fazendo um trabalho articulado com outras Secretarias e o CONSAD, nós vamos fortalecer a política e, ao mesmo tempo, ampliando as condições de convênios com o MDS, priorizando as áreas onde há altos índices de desnutrição de crianças, insegurança alimentar para idosos e para famílias que vivem sem uma renda”, ressaltou Sônia Meire.