Hospital de Tobias Barreto voltará ao comando do Estado



O Governo de Sergipe vai desapropriar o prédio do Hospital São Vicente de Paula, avaliado em R$ 1,2 milhão e localizado em Tobias Barreto, para reassumir nos próximos meses o comando da unidade. Em contrapartida, a Prefeitura Municipal de Tobias Barreto vai doar ao Estado o terreno onde está localizado o hospital, que atende mensalmente a uma média de 50 mil pessoas de toda a região, além de pacientes de municípios da Bahia.


As decisões foram acordadas nesta sexta-feira, 14, durante reunião realizada entre o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, representantes da Prefeitura e da Justiça da Comarca de Tobias Barreto, da Procuradoria Geral do Estado, e da Associação de Caridade São Vicente de Paulo.


O hospital de Tobias é a quinto a ter o comando retomado pelo Governo do Estado. Desde abril deste ano, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) já reassumiu e duplicou a capacidade de atendimento dos hospitais regionais de Nossa Senhora da Glória, Itabaiana e Nossa Senhora do Socorro, além do hospital de Ribeirópolis.


A unidade hospitalar de Tobias Barreto está sob intervenção judicial desde o primeiro semestre de 2006 e, atualmente, é administrado por uma comissão composta por membros do Estado, Justiça e sociedade civil organizada. Em junho, o Governo aumentou em 50% o repasse de recursos para manutenção da unidade, que passou a receber R$ 60 mil por mês. O acordo foi pactuado até que a solução definitiva para a gestão do hospital fosse encontrada.


Na opinião de Rogério Carvalho, a estadualização do hospital de Tobias Barreto é a solução definitiva para os problemas atuais. “Uma cidade com cerca de 50 mil habitantes não pode viver de incertezas. Queremos mudar definitivamente a realidade daquele hospital, tornar transparente seu funcionamento e suas portas de entrada para atender à população de maneira isenta e sem interferência política”, comentou.


Rede hospitalar


Rogério destacou que a Secretaria da Saúde tem convênios com mais de 25 hospitais de outros municípios, que recebem mensalmente recursos do Estado. “A intenção agora é ter uma classificação mais precisa do perfil assistencial dos hospitais do interior para que a SES possa fazer mais investimentos. O governo quer garantir que todo sergipano, independente de sua opção político-partidária, seja tratado como cidadão”, afirmou.


Anunciadas pelo governador Marcelo Déda e pelo secretário Rogério Carvalho em maio deste ano, as construções dos hospitais regionais de Estância e Lagarto já estão em fase de licitação, assim como as reformas e ampliações de outras unidades como as de Simão Dias e Própria. Ao ampliar a oferta de serviços no interior, o Governo assegura o direito dos cidadãos e diminui o fluxo no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE).