MEIO AMBIENTE

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou na manhã desta quarta-feira, 19, a Semana da Água, no Sesc do Marcos Freire II. O evento contou com a participação dos alunos do ensino fundamental e médio, professores, pais de alunos, lideranças comunitárias, funcionários públicos e a comunidade em geral.
 
De acordo com o prefeito em exercício, Job Carvalho, o tema da Semana ‘Para onde vai à água que usamos?’ deve ser questionado todos os dias. “Uma solenidade como essa é excelente para marcar e, principalmente, colocar na cabeça a importância da mudança de comportamento e das atitudes. A iniciativa visa o estímulo em criar hábitos em vocês, jovens, onde depositamos a esperança de um futuro melhor no município”, opinou durante a solenidade de abertura.
 
Com o objetivo de alertar sobre as consequências do mau gerenciamento da água e dos resíduos líquidos, os estudantes do Colégio Brasil, Colégio Didático, Escola Municipal Apulcro Mota, Escola Municipal Manuel de Jesus, Colégio Eficaz, Escola Municipal João Paulo II e a Escola Municipal Leonel Brizola ficaram atentos com a palestra do promotor de justiça do Ministério Público na área do Meio Ambiente em Socorro, Sandro Luiz da Costa.
 
“Atingimos os sete bilhões de pessoas na Terra. O nosso sistema econômico é baseado na água e se não estivermos prontos para administrar tudo isso, não teremos mais vida, pois ela é finita. Além disso, temos apenas três itens na questão da sobrevivência no planeta que são água, alimento e energia”, explicou o ministrante Sandro Luiz, que também é mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente.
 
Ainda fazendo parte da temática da Semana da Água, a segunda palestra do dia foi voltada para ‘Água: de onde vem, para onde vai?’ com a ministrante Maria Gabriela Bispo Almeida Araújo, técnica Ambiental da Codevasf, tecnóloga em Saneamento Ambiental, especialista em Gestão Ambiental e mestre em Biotecnologia Industrial. O assunto levantou o interesse dos alunos no quesito ciclo da água. “A chuva vem da nuvem e assim ela volta. O processo básico é esse e por isso, devemos levar em consideração todos os riscos potenciais como o lançamento de dejetos humanos em rios, lagos ou marés”, frisou a palestrante.
 
Após a explanação teórica, o momento do debate pós-palestras foi essencial para que as dúvidas fossem cessadas. “Tenho dúvidas sobre o saneamento básico. Na verdade, quero ser cientista para saber como melhorar a água através da radiação. Mas, preciso estudar mais, pois li no livro de física que a radiação pode destruir coisas boas e ruins”, pensou Aziel Jhonny da C. Santos, aluno da Escola João Paulo II.

Segundo a coordenadora de Ensino do João Paulo II, Wilma Santos Pinheiro, a semana voltada para o cunho ambiental proporciona um maior esclarecimento para eles e fora da sala de aula. “Quero que aprendam mais sobre o tema e que passem para os demais colegas que não puderam comparecer hoje e aos familiares”, comentou a professora.
 
2º Concurso de Desenho e Redação
 
Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente lançou o edital do 2º Concurso de Desenho e Redação. O tema dessa edição será ‘Copa do Mundo e Meio Ambiente: vantagens e desvantagens’. “O tema proposto é atual e fomenta a pesquisa, criatividade, a originalidade e raciocínio. Assim como no ano passado, esperamos receber uma grande quantidade de material com alta qualidade”, falou o secretário de Meio Ambiente, Washley Ramos. Na oportunidade do lançamento da Semana da Água, também foram entregues o calendário da secretaria com os desenhos selecionados no primeiro concurso.
 
Poderão participar do concurso todos os alunos da rede pública ou privada, desde que obedeçam aos critérios exigidos no edital, que será explicado de forma detalhada nas escolas por meio da visita da equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente. Conforme lançado nesta quarta, as inscrições serão feitas a partir do dia 5 de maio e segue até o dia 9.
 
Presenças

Estiveram presentes o prefeito em exercício, Job de Carvalho; o deputado estadual, Zé Franco, os secretários municipais de Comunicação, Henrique Matos; de Saúde, Saulo Eloy; de Administração, José Menezes; de Esporte, Eliel Felipe; de Educação, Carlos Cunha; de Agricultura, Manelito Franco Neto; da Defesa Civil, Givaldo Gois; de Governo, Adilson Junior; da Procuradoria, Carlos Krauss. Além dos vereadores Adidelson, ZW e Paulo da Piabeta.