EDUCAÇÃO BÁSICA


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em parceria com o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEED), promove o II Encontro Nacional do Censo da Educação Básica. O evento acontecerá no Delmar Hotel, entre os dias 15 e 17 de dezembro, e reunirá profissionais da educação de diversos estados da Federação. O objetivo é avaliar o Censo Escolar 2008, discutir a eficácia dos procedimentos utilizados e identificar as novas necessidades para o processo censitário em 2009.


O evento representa o encerramento das atividades censitárias de 2008. Voltado para técnicos de estatística das secretarias de educação dos estados e das capitais do Brasil, cerca de 120 pessoas devem participar do Encontro. Desde 2007, o Censo Escolar é realizado pela internet por meio do Sistema Educacenso. Todos os anos, o INEP realiza um treinamento com técnicos das secretarias de educação dos estados e dos municípios para orientar o preenchimento do formulário censitário. Os técnicos treinados atuam como multiplicadores e estão habilitados a treinar outros profissionais e esclarecer suas dúvidas.


Em seu segundo ano de implantação, através do Sistema Educacenso, novos dados foram coletados e também foram contempladas novas funcionalidades. Foram contabilizados aproximadamente 240 mil escolas, 54 milhões de matrículas e 2 milhões de docentes. O resultado do trabalho censitário serve de base para o Ministério da Educação (MEC) executar a formulação de políticas públicas que contribuam para a melhora do sistema educacional e para distribuição de recursos públicos na educação do Brasil.


A chefe da Assessoria de Planejamento (Asplan) da SEED, Dansilvia Oliveira da Silva Carvalho, destaca a importância da realização do evento no estado de Sergipe. “O encontro oportunizará a troca de experiências entre os técnicos de estatísticas das secretarias estaduais de todo o país e das capitais envolvidos no processo censitário, objetivando a avaliação dos procedimentos utilizados na coleta de dados sobre a educação básica nacional e a identificação de outras necessidades para a realização do censo em 2009”, diz.



Censo


O Censo é realizado anualmente, com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação. Todas as escolas públicas e privadas participam da ação. O objetivo dos recenseadores é coletar dados sobre a educação básica nacional – matrículas, funções docentes, estabelecimentos, turmas, rendimento, movimento dos alunos, transporte escolar, entre outros pontos.


As informações subsidiam a implementação de políticas educacionais das três esferas de Governo (União, Estados e Municípios). Além de servir de base para ações do MEC, os dados coletados no censo também são utilizados pelos Ministérios da Saúde e de Esportes; por organismos internacionais, como a Unesco e o Unicef; e por pesquisadores e estudantes de todo o Brasil e do mundo.