INCLUSÃO DIGITAL


Em parceria com o Ministério das Comunicações, na manhã de quinta-feira,13/11, Estância entregou à população um Telecentro Comunitário composto de 12 computadores, nobraeks, impressora, webcam e internet. O telecentro foi implantado na casa da cultura, localizada à Rua da Boa Viagem, centro. A população poderá fazer uso dos equipamentos, acessar a internet, ter curso de informática, curso de navegação, participar de oficinas de capacitação e de alfabetização digital, etc.


Na oportunidade o prefeito Ivan Leite lembrou que saber utilizar essas ferramentas poderá fazer a diferença no futuro de cada estanciano. A informática é importante para que todos possam enfrentar o mundo de uma forma digna, de uma forma altiva, de uma forma que não precise ter receio de concorrer a uma vaga no mercado de trabalho. “Permitimos a vocês o acesso às mesmas informações que a filha de Barak Obama, recém eleito presidente dos Estados Unidos, têm na internet”, acentuou o prefeito Ivan Leite. A solenidade foi prestigiada por alunos e professores da rede municipal.


Tirar as pessoas do analfabetismo digital tem sido meta do governo Ivan Leite. Estância tem apostado alto na inclusão digital deste o primeiro ano da presente gestão. A prefeitura tem firmado parceria com a CDL, com a Fundação Banco do Brasil, SESI-Indústria do Conhecimento, implantou centros de internet em mais de 20 escolas municipais e foi o primeiro município a comprar por meio da internet (pregão eletrônico). É certo que a informática ainda não é de uso popular. Muitas pessoas ainda não têm intimidade com o computador e com a internet. Mas Estância tem trabalhado no sentido de popularizar esse universo. Têm facultando o acesso para crianças, jovens, adultos e trabalhadores nas estações digitais existentes e agora forteleceu, ainda mais, com a inauguração do novo telecentro.