Prefeitura de Aracaju fornece Serviço de Apoio Psicológico de segunda a sexta

O serviço pode ser utilizado como um recurso de cuidado com a saúde mental (Foto: SMS)

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue ofertando o Serviço de Apoio Psicológico (Sapsi), disponível pelo telefone 0800 729 3534, opção 3, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

O serviço pode ser utilizado como um recurso de cuidado com a saúde mental, uma vez que o ritmo de vida e fatores psicológicos têm influência direta na mente e no corpo físico da população. Inclusive podendo alterar a imunidade, levando as pessoas a sentirem medo, ansiedade, solidão, alteração no sono e mudanças na alimentação.

“A saúde física está diretamente relacionada à nossa saúde emocional. Se você está sentindo angústia, se está notando seu corpo dar alguns sinais que te preocupam e que gostaria de uma orientação psicológica, pode ligar para o Serviço de Atendimento Psicológico. Ao contatar o serviço, a pessoa já fala diretamente com um psicólogo que vai ofertar uma escuta qualificada e orientar acerca dos serviços disponíveis na Rede de Atenção Psicossocial, caso a queixa demande um acompanhamento continuado”, diz a coordenadora do Sapsi, Lidiane Rosa.

Dicas de ações

Lidiane destaca o motivo de ser tão importante colocar em prática ações simples, mas que ajudam significativamente a aliviar algumas tensões. Atenção às dicas:

– Observe a qualidade do sono. Construa uma rotina antes de dormir, evite luzes brancas e fortes das telas de celular, televisão ou computador pelo menos meia hora antes de se preparar para dormir;

– Tente fazer práticas de relaxamento e/ou respiração, elas ajudarão a respirar melhor e relaxar a mente, além de controlar a ansiedade;

– Se alimente melhor. Organize seu dia de modo que consiga se alimentar sem pressa.

– Movimente o corpo. Faça alongamentos, exercícios aeróbicos, estique o corpo e se mexa. Cuidar do corpo também é cuidar da mente.

– Perceba-se. Ninguém melhor do que você mesmo para reconhecer os sinais que seu corpo e sua mente manifestam.

por Beatriz Fernandes com orientação de Alexandra Brito