PL sobre o uso da Cannabis

CannabisO deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas) protocolou no final de dezembro, um Projeto de Lei que institui a “Política Estadual de Cannabis” para fins terapêuticos. A propositura visa oferecer apoio técnico-institucional para pacientes, seus responsáveis e associações, além de incentivar a pesquisa sobre o assunto nas universidades de Sergipe e promover a capacitação de profissionais da rede estadual de saúde. “Médicos, pesquisadores e, principalmente, os pacientes que fazem uso medicinal da Cannabis sabem dos inúmeros benefícios que a planta pode trazer no tratamento de doenças crônicas, por exemplo. E quando recebemos essa demanda do advogado Maurício Lobo, que há anos acompanha o sofrimento dos sergipanos para ter acesso a essa medicação, assumimos o compromisso de abraçar essa luta, assim como fizemos com o autismo. O nosso objetivo é fomentar a discussão deste tema em Sergipe e obter a aprovação do PL  para facilitar a vida de quem necessita de medicamentos à base da Cannabis”, afirma Luciano Pimentel.

Sobre o PL

As finalidades do projeto incluem: garantir o direito à saúde mediante o acesso universal a tratamentos eficazes de doenças e as condições médicas com o uso da Cannabis; assegurar a produção e a disseminação de conhecimento científico e informações sobre o assunto; e incentivar a criação, no âmbito da rede de saúde estadual, de serviços de orientação e atendimento, com vistas a auxiliar os pacientes e seus familiares acerca do uso medicinal da Cannabis. A propositura destaca que implementar essa política, o Poder Público pode celebrar convênios e parcerias com as associações de pacientes e instituições de pesquisa para desenvolver a capacitação de profissionais acerca da terapêutica canabinoide e criar campanhas informativas sobre boas práticas de procedimentos operacionais, das potencialidades e riscos do uso da Cannabis, seja em fóruns de debate, seminários, simpósios e congressos, com acesso gratuito à população em geral.

fisioterapiaTratamento terapêutico

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Rosa de Lima oferece aos pacientes do Centro de Especialidades um atendimento especial, a exemplo da ventosa, massagem e auricoloterapia. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde. A secretária de Saúde, Luana Menezes explica o intuito do atendimento para os pacientes. “ É uma ferramenta muito importante, pois ajuda o fisioterapeuta a alcançar o objetivo junto com o paciente que é melhorar a dor. Estamos obtendo resultados positivos com essa metodologia, o procedimento faz com que alguns pacientes tenham resultados satisfatórios que não haviam sido obtidos antes com os procedimentos costumeiros”, informou.

Cadastro prévio

Para o paciente receber o atendimento específico é simples. As pessoas que são cadastradas e acompanhadas pelo serviço de fisioterapia passam por um processo de avaliação para saber se seu caso necessita dessa intervenção. Se sim, ele passará pelo atendimento específico com avaliação e período determinado pelo profissional.