Saúde em Dia lembra o Dia de Doar

O mês de novembro se contagia com o espírito de solidariedade no clima do Dia de Doar que neste ano ocorre no dia 29 de novembro, última terça-feira do mês. A iniciativa visa estimular doações, promover e mobilizar a população para abraçar a causa e ser mais solidária e generosa durante todo o ano. A ação que fortalece a cultura de doação será realizada em Sergipe pelo quarto ano sob o comando do ‘Movimento Doa Sergipe’ que conta com a participação de 12 instituições. As doações já podem começar através do site www.boraajudar.com,br que faz parte da campanha de arrecadação “Ajude quem ajuda’. As doações financeiras para as organizações participantes.
Dia de Doar Kids
Outra ação será o Dia de Doar Kids, que motivará crianças a ajudar outras crianças, para ensinar a importância da generosidade. Escolas e centros educacionais do estado irão participar com ações voltadas a crianças e adolescentes. A data também será inserida dentro do calendário escolar das instituições. Mais informações pelo link: http://www.doasergipe.com.br/
Natal Solidário 

O Ministério Público de Sergipe, através do Centro de Apoio Operacional da Infância e Adolescência (CAOpIA), fará a entrega dos presentes doados pelo Projeto “Natal Solidário” a aproximadamente 300 crianças e adolescentes das Unidades de Acolhimento no Estado, nesta terça-feira, 29. Neste ano, o Natal Solidário será promovido em sua forma original, com a festa natalina no Iate Clube de Aracaju, a partir das 13h, com muitas brincadeiras, oficinas de pintura e jogos de tabuleiros, música, lanches, distribuição dos presentes e a participação do Papai Noel.

Centro
Foto: Marcelle Cristinne

Centro de síndrome gripal

A partir da próxima quarta-feira, dia 30, o Centro de Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal de Aracaju, localizado na rua José de Carvalho Cunha, 219, bairro Coroa do Meio, retoma o funcionamento de domingo a domingo, das 7h às 19h, com horário de coleta até as 18h. A iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ocorre em virtude do aumento do número de casos positivados, além da alta procura da população pela testagem de covid.

Gestação de alto risco

Com o intuito de readequar a rede materna no Município de Aracaju, com reflexos para todo o Estado, o Ministério Público de Sergipe, por meio da 2ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão de Aracaju (Especializada na Defesa dos Direitos à Saúde), ajuizou Ação Civil Pública em face do Estado de Sergipe. Entre os pedidos, o MPSE requer que o Estado adote todas as medidas necessárias para assegurar a referenciação da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), em Aracaju, para realizar atendimento exclusivo das gestantes consideradas de alto risco; que o Estado realize o dimensionamento adequado de exames, insumos, equipamentos médicos e pessoal na MNSL, para que haja uma prestação de serviço qualificado e que acabe de vez com a superlotação que já perdura por anos; e realize, no prazo de até seis meses, concurso público para completar as escalas de todas as especialidades alocadas na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes.