Vacinas de Sergipe contra HPV vencem somente em 2018

Em 2017, a vacina contra HPV passou a ser oferecida, em todo o Brasil, para os meninos na faixa etária de 12 a 13 anos. Em alguns Estados essas vacinas podem vencer em até três semanas, mas em Sergipe, de acordo com a gerente do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sândala Teles, as vacinas só irão vencer no próximo ano.

Sândala informou ainda que já solicitou o levantamento no interior. “Aqui em Sergipe, não temos vacina vencidas. Temos vacinas que vão vencer em 2018. Alguns municípios podem ter recebido vacina com o vencimento para Agosto de 2017, então solicitei aos 75 municípios que fizessem um levantamento mais criterioso e caso exista vacina com vencimento para esse ano, que elas sejam logo utilizadas”, informou.

Vacina

De acordo com os dados do Mistério da Saúde, até o ano passado, esta imunização era feita apenas em meninas. O Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunizações. A faixa-etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos os meninos com 9 anos até 13 anos.

A expectativa é imunizar mais de 3,6 milhões de meninos em 2017, além de 99,5 mil crianças e jovens de 9 a 26 anos vivendo com HIV/AIDS, que também passarão a receber as doses. Para isso, o Ministério da Saúde adquiriu seis milhões de doses, ao custo de R$ 288,4 milhões.

Fonte/Foto: Infonet