Unit e Pastoral da Criança firmam parceria


A Universidade Tiradentes assina nesta sexta-feira, 29, um convênio de parceria para a oferta de assistência na área de saúde, por meio de suas atividades de extensão. A assinatura integra o cronograma de comemoração dos 25 anos de atividades da pastoral em Sergipe, e o acordo será firmado entre o professor Jouberto Uchôa de Mendonça, reitor da Unit, e a coordenadora internacional da Pastoral da Criança, Zilda Arns. Além da assinatura do convênio no Gabinete da Reitoria, no Campus Aracaju Farolândia, Arns também visitará os Centros de Saúde e Educação da universidade.


 


Hoje a Pastoral da Criança atende cerca de 24 mil crianças com idades entre 0 e 6 anos somente em Sergipe. Com a assinatura do convênio, a Unit poderá realizar capacitações para as mães, atendimentos e palestras em áreas como odontologia e fisioterapia, atividades físicas e recreativas por meio do curso de Educação Física, entre outras ações.


 


“Com essa parceria, o local de trabalho da pastoral passa a ser campo de estágio para os alunos da Unit e de palestras para os professores, permitindo à comunidade acadêmica criar vínculos com a população. Levantamentos da situação dentária das crianças, campanhas educativas sobre escovação e higiene pessoal, atividades físicas e recreativas através do curso de Educação Física, tudo isso engrandece o aluno que está aprendendo, a universidade que está mostrando os seus conhecimentos, e a nós que estamos desenvolvendo o nosso povo”, avalia o doutor José Arnaldo Vasconcelos Palmeira, assessor da Coordenação Estadual da Pastoral da Criança em Sergipe e professor da Universidade Tiradentes.


 


A doutora Silvia Maria de Vasconcelos Palmeiras Cruz, coordenadora estadual da Pastoral, também reconhece a importância da parceria. “No Estado de Sergipe nós temos algumas dificuldades, e a Unit, por estar presente em muitos municípios, vai prestar serviços à população em parceria com outra instituição que também tem como objetivo servir, ser solidária. Portanto, eu vejo esse momento como de solidariedade da Universidade Tiradentes para com o povo de Sergipe, sobretudo as crianças e gestantes”.


 


PASTORAL DA CRIANÇA


Promover o desenvolvimento integral das crianças e, em função delas, também de suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político. Este é o objetivo mais amplo da Pastoral da Criança. O trabalho baseado na solidariedade humana e na partilha do saber sustenta-se por meio de doações, apoio do Governo Federal e convênios com governos estaduais, prefeituras e iniciativa privada.


 


Com uma rede de solidariedade formada por 260 mil voluntários, a Pastoral da Criança desenvolve ações de saúde, nutrição, educação, cidadania e espiritualidade de forma ecumênica nas comunidades economicamente desfavorecidas.


 


Entre as principais atividades desenvolvidas estão: acompanhamento das gestantes (direitos e deveres, cuidados importantes na gravidez, apoio psicológico), acompanhamento das crianças menores de 6 anos (direitos; desenvolvimento e aprendizagem; aleitamento materno; avaliação nutricional, higiene e saúde bucal; imunização; orientações para a prevenção e tratamento da diarréia e de infecções respiratórias; sinais de risco para a saúde), entre outras.