Tratamento do câncer de próstata em Sergipe conta com técnicas cirúrgicas mais modernas

Sergipe já dispõe de tecnologia avançada para tratar câncer de próstata em diversos estágios da doença. Trata-se da cirurgia urológica minimamente invasiva realizada através de laparoscopia, técnica já amplamente utilizada no Brasil e no mundo. A técnica é aplicada pelos urologistas oncológicos Dr. Igor Nunes-Silva e Dr. André Yoichi Kuwano da Clínica Onco Hematos, especialistas em laparoscopia avançada e cirurgia robótica.
De acordo com o urologista oncológico Dr. Igor Nunes-Silva, a cirurgia minimamente invasiva permite ao cirurgião realizar procedimentos cirúrgicos complexos através de pequenas incisões que variam de 0,5 a 1 cm de extensão apenas, através das quais são inseridos aparelhos e pinças especiais para a realização da cirurgia. “O número total de incisões depende do tipo da técnica cirúrgica e da tecnologia utilizada (Robótica ou Laparoscópica), podendo variar no total de 1 a 6 mini incisões”, explica. 
O urologista oncológico Dr. André Yoichi acrescenta que para as cirurgias dos tumores da próstata, as técnicas cirúrgicas minimamente invasivas estão sendo muito utilizadas, pois trazem muitos benefícios para o paciente. “Quando o paciente é submetido à cirurgia minimamente invasiva, potencialmente ele apresenta menor perda sanguínea e consequentemente menor risco de transfusão de sangue. As pequenas cicatrizes das pequenas incisões refletem um melhor resultado estético, menor risco de infecção e menor dor no pós-operatório, o que consequentemente leva a uma recuperação mais rápida, com menor tempo de internação hospitalar e com retorno precoce às atividades diárias e ao trabalho, especialmente quando comparada com as cirurgias convencionais”, esclarece.
As pequenas incisões permitem a passagem de câmeras de alta resolução de imagem (Full HD ou 4k) e que podem gerar imagens tridimensionais (3D) do campo operatório permitindo assim uma excelente visualização magnificada das estruturas anatômicas a serem operadas. “Pinças multi-articuladas, especialmente desenhadas, permitem uma amplitude de movimentos muito maior do que a própria mão humana tem de alcance, permitindo assim realizar uma cirurgia com maiores graus de liberdade de movimentos e com mínima agressão ao paciente”, frisa Dr. Igor.
Cirurgia Robótica
Em relação à cirurgia robótica, o urologista Dr. Igor Nunes-Silva pontua que esta é uma das ferramentas mais modernas aplicadas no tratamento cirúrgico do câncer da próstata. Nos Estados Unidos cerca de 90% das cirurgias radicais para câncer de próstata são realizadas utilizando a plataforma robótica. “Apesar de ainda pouco utilizada no Norte-Nordeste do Brasil, a tecnologia robótica traz muitas vantagens. A evolução das técnicas cirúrgicas (cirurgia aberta – laparoscopia avançada – cirurgia robótica) foi gradativamente estabelecendo graus cada vez menores de invasão ao paciente e maiores em precisão operatória”, salienta. 
Dr. André Yoichi ressalta que o profissional especializado nesta técnica detém o total controle do robô, dos seus braços e pinças robóticas, controlando-os através de uma estação de trabalho à distância chamada ‘console’, onde estão instalados os ‘joysticks e pedais de comando’ de todas as funções do sistema robótico (foto). “Além de tudo, o sistema robótico ainda filtra os tremores naturais da mão humana do cirurgião, bloqueando dessa forma movimentos bruscos e permitindo apenas movimentos operatórios suaves e precisos”, enfatiza. 
Recentemente, a dupla de urologistas oncológicos Dr. Igor Nunes-Silva e Dr. André Yoichi Kuwano realizou a primeira cirurgia robótica do Estado de Sergipe com equipe própria. “A cirurgia foi realizada em São Paulo e transcorreu dentro do esperado”, explica o Dr. Igor Nunes-Silva.
Novembro Azul
O Novembro Azul é uma campanha de conscientização executada por diversas entidades no mês de novembro, com o objetivo de esclarecer a população, especialmente os homens, sobre as doenças masculinas, enfatizando a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, sendo o primeiro o câncer de pele. A doença atinge principalmente homens com idade superior a 50 anos – e mais especificamente aqueles que já passaram dos 65 anos.
Fonte: Ascom Onco Hematos