Tempere sua comida: Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao cozinhar alimentos e criar preparações culinárias

Canal Viva Bem

Para uma alimentação mais diversificada e saborosa, podem ser usados óleos, gorduras, sal e açúcar. Vale ressaltar que esses ingredientes são raramente consumidos em separado e devem ser utilizados com moderação. Assim, a alimentação não fica nutricionalmente desbalanceada.
Óleos vegetais (como os de soja, milho, girassol ou oliva), gorduras (como a manteiga e a gordura de coco), sal e açúcar são produtos alimentícios fabricados pela indústria com a extração de substâncias presentes em alimentos in natura ou, no caso do sal, presentes na natureza.
Por que óleos, gorduras, sal e açúcar devem ser utilizados em pequenas quantidades em preparações culinárias?
Esses produtos alimentícios possuem alto teor de nutrientes e calorias, cujo consumo pode ser prejudicial à saúde, como as gorduras saturadas, o sódio e o açúcar livre. O consumo excessivo de sódio e de gorduras saturadas aumenta o risco de doenças do coração, enquanto o consumo excessivo de açúcar aumenta o risco de cárie dental, de obesidade e outras doenças crônicas.
Mas como esses ingredientes são usados para temperar alimentos, seu impacto sobre a qualidade nutricional da alimentação dependerá da quantidade utilizada nas comidas. É possível utilizá-los com moderação, e se combinados com alimentos in natura ou minimamente processados, permitem a criação de uma variedade de pratos culinários, saborosos e nutricionalmente balanceados.

Fonte: Campanha Promoção da Saúde / Sus
Da saúde se cuida todos os dias
Ministério da Saúde