SMS abre neste final de semana as unidades de Saúde Dona Jovem e Geraldo Magela


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai abrir nos finais de semana e feriados duas unidades de Saúde da Família (USFs): a  USF Dona Jovem, localizada no Bairro Industrial e  a USF Geraldo Magela, que fica no Conjunto Orlando Dantas. Neste final de semana, dias 17 e 18, as unidades estarão abertas a partir das 07h e ficarão funcionando por 24h.  A abertura atende decisão judicial e tem como objetivo a ampliação de atendimento de pacientes com suspeita de dengue.


 


De acordo com o secretário Municipal de Saúde Marcos Ramos, essas unidades foram escolhidas levando em consideração o índice de infestação de mosquito aedes aegypti e a localização das unidades. “As duas unidades escolhidas estão localizadas em área central, que facilitará o acesso de moradores das regiões do bairro Industrial, da zona de expansão e do bairro Santa Maria”, explica o secretário. 


 


Para garantir o atendimento, uma equipe da Comissão Técnica de Combate à Dengue da SMS estruturou toda a ação. Das medidas, a SMS está colocando à disposição em cada uma dessas unidades, por turno, dois (02) médicos clínicos, dois (02) médicos pediatras, um (01) enfermeiro(a), três (03) auxiliares de enfermagem, dois (02) agentes administrativos, dois (02) agentes de serviços gerais, um (01) gerente, dois (02) seguranças e um (01) motorista com carro.


 


Quanto à logística, as unidades de Saúde estão devidamente organizadas com todos os materiais necessários, como insumos, equipamentos, medicamentos, material medico cirúrgico e caixa de emergência.


 


Serviços disponíveis


Os serviços disponíveis serão acolhimento, consultas de clínicos e pediatras, dispensação de medicamentos, sala de procedimentos, exceto vacinação( curativo, medicação, hidratação, aerossol, esterilização) e coleta de material para exames.


Com a viatura que ficará em cada unidades, aberta neste final de semana, todos os exames serão encaminhados para o laboratório de referência do Hospital Municipal da Zona Sul, Fernando Franco.  O recolhimento desse material se dará nos seguintes horários: 08h, 12h, 16h, 20h e 24h. Os resultados serão devolvidos às USFs, a partir do 2º horário de recolhimento.