SEST SENAT realiza teste rápido da Covid-19 em trabalhadores do transporte

Trabalhadores do transporte, entre motoristas, cobradores de ônibus, caminhoneiros e autônomos fizeram testes rápidos da Covid-19. A testagem foi ofertada gratuitamente pelo SEST SENAT em várias unidades e locais diferentes de todo o país atingindo em torno de 30 mil trabalhadores. Em Aracaju a ação foi realizada durante toda a semana passada, na sede da entidade.

Segundo a diretora do SEST SENAT Aracaju, Wanderleia Sousa, os trabalhadores foram cadastrados, tiveram temperatura aferida e em seguida fizeram o teste rápido. “Os testes foram ofertados para os trabalhadores sintomáticos e que por conta do custo não teriam como fazer o teste”, explicou a diretora.

O motorista autônomo, Tenisson José Santos, ao tomar conhecimento do serviço buscou imediatamente o local para fazer o teste. “Assim que eu soube vim logo cedo, agora era bom que o governo colocasse pra toda população”, cobrou.

O SEST SENAT contou com a parceria da Cruz Vermelha pra realização da ação, a Instituição cedeu a mão de obra composta por profissionais de saúde. “Temos muitos voluntários da área de saúde e nesta ação colocamos 18 profissionais trabalhando em rodizio. O SEST forneceu todos os EPIs e a estrutura e nós executamos a ação”, detalhou Diego Andrade, coordenador da Cruz Vermelha Brasileira em Sergipe.

Diego Andrade – Cruz Vermelha

De acordo com a diretora do SEST SENAT, não haverá notificação as autoridades nem as empresas em caso de testes positivos. “O resultado é pessoal e é encaminhado para o e-mail do trabalhador e cabe a ele comunicar ou não a empresa”, disse Wanderleia Sousa.