SES promete transplante de rins para o próximo ano

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) ainda não encontrou solução para a realização de transplantes para atender à demanda de pacientes renais crônicos em Sergipe. No início do ano, o Governo do Estado anunciou que a situação seria regularizada em seis meses, inclusive com convênio com um hospital público federal. Mas a situação permanece inalterada e os renais crônicos continuam dependentes de atendimento em outros Estados porque Sergipe ainda não está realizando os transplantes.



Em nota enviada ao Portal Infonet, a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde informou que o serviço só deve estar disponível no próximo ano a realização de transplantes não é uma ação de efetivação rápida e informa que os hospitais que se dispuseram a realizar este tipo de prestação de serviço ainda não estão habilitados junto ao Ministério da Saúde. “Habilitar uma nova unidade junto ao MS [Ministério da Saúde] leva em torno de seis meses caso a unidade atenda todos os requisitos inerentes à habilitação como preconiza o MS, considerando toda situação de vigilância em saúde e segurança do paciente”, destaca a nota.



A Secretaria informa que dois hospitais que se colocaram disponíveis ainda não estão adequados para a realização dos transplantes. “Todos com pendencias de itens para serem habilitados e em tramite de conformidade”, diz a nota. “Além da questão habilitação de uma unidade hospitalar, a situação de assistência aos transplantados exige que seja construída uma linha de cuidado que vai de pré-transplante, transplante e pós-transplante”, ressalta.



A Secretaria informa que continua trabalhando para consolidar o ambulatório de acompanhamento dos pré e pós transplantados e em negociação com laboratórios para realização de exames específicos. Segundo a SES, poucos laboratórios realizam estes tipos de exames. Conforme a nota, a SES também está trabalhando para padronizar o estoque regulador para assistência aos transplantados, por se tratar de um dos pontos que precisa ser tratado para consolidar a linha de cuidado.  Na nota, a assessoria assegura que a Secretaria de Estado de Saúde está trabalhado com o objetivo de realizar os transplantes renais em Sergipe, esperando alcançar esta meta no próximo ano.



Por Infonet