SERGIPE DE TODOS


Agricultura mostra mudanças em Pirambu


 


O Projeto Sergipe de Todos recomeçou na sua primeira edição de 2009, na sexta-feira, 6/2, em Pirambu. Possibilitar o maior número de atendimento nos mais variados segmentos traduz o que se propõe o evento, voltado à população do município e região, objetivando abranger o maior público possível, atendendo à política de fazer chegar a todos os sergipanos, os serviços de todos os organismos estaduais e de parceiros. A execução é do Governo do Estado,  coordenado pela Primeira Dama, Eliane Aquino, já tendo sido realizado em Nossa Senhora da Glória, Propriá, Ribeirópolis, Itabaiana e Simão Dias, em 2008.


 


A Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário(Seagri) tem tido presença marcante desde a primeira edição do Sergipe de Todos, voltada primordialmente para a Agricultura Familiar. Pela gama disponibilizada de serviços, o estande da Seagri e suas vinculadas Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de /Sergipe(Emdagro) e Companhia de Irrigação e Recursos Hídricos de Sergipe (Cohidro) sempre aglutina uma público variado, mesclado de agricultores, pecuaristas, estudantes, como também moradores da sede municipal, além de pessoas que buscam alternativas ligadas ao artesanato, à culinária e à alimentação alternativa e plantas medicinais.


 


Para Pirambu, o estande da Secretaria da Agricultura trouxe o Balcão do Agricultor, onde o contingente de técnicos da Emdagro e Cohidro esteve durante todo o dia fornecendo informações, prestando esclarecimentos sobre problemas pontuais incidentes em sítios.  Agricultura, pecuária, defesa animal e vegetal, ações fundiárias, perfuração de poços, foram alguns dos itens disponibilizados. Além disso, mulheres rurais, assistidas pela Emdagro, estiveram expondo e comercializando artesanato de palha, além de bolos, geléias, com recheio de mangaba, fruta nativa da região.


 


Raízes da terra


O trabalho artesanal em exposição no Sergipe de Todos, catalisou fortemente as atenções do público, no estande da Seagri, com pessoas adquirindo e experimentando os doces, biscoitos, bolos e chocolates com recheio de mangaba. O resultado é do Grupo de Artesãs Raízes da Terra, do povoado Alagamar, de Pirambu, orientado pela Emdagro, através da Técnica em Economia Doméstica, Josenildes Oliveira de Menezes.


 


O desdobramento positivo do Grupo foi testemunhado pela artesã Póssia Nunes de Moura integrada por três anos, mantendo, portanto, uma intimidade muito acentuada com o serviço. Ela destacou o que mudou na sua vida e o que representa a assistência da Emdagro no que tem realizado e auferido  benefícios incontáveis. “Não fazia praticamente nada, a não ser crochê. Depois que a Emdagro apareceu para mim,mostrando tantas alternativas, tudo mudou. Foi uma transformação geral, não apenas pelo aprendizado, mas pelo que tem me rendido. Já paguei muitas dívidas, já realizei muitos sonhos, já adquiri muito do que sempre desejei.


 


Maria Doralice dos Santos, também integra o Grupo Raízes da Terra. Trabalha com a palha do ouricurizeiro desde criança. Todavia ela ressaltou que ao entrar para o grupo, e contar com a orientação da Emdagro as oportunidades passaram a ser outras. “Aconteceu desenvolvimento, com o aprendizado de novas técnicas. O conhecimento veio e me levou a outros Estados.  Andei até de avião, e pude ver o que estava sendo produzido lá fora. Esse trabalho que hoje executo, mais aprimorado e mais comercial, agregou valor à renda familiar e mudou minha vida e da família”.


 


O Governador Marcelo Deda ainda no final da manhã esteve participando do evento. Na companhia do Prefeito José Nilton, de Pirambu, visitou o estande da Seagri, conversou com técnicos, com pessoas da comunidade, com artesãs, além do Secretário Paulo Viana e dirigentes da Emdagro, Jéferson Feitoza, Antonio Bernardo e Jodemir Pires; e o Presidente da Cohidro, Osvaldo Alves do Nascimento Filho.


 


O Sergipe de Todos se estendeu até às 17 horas, mas os atendimentos prosseguirão da parte da Emdagro e da Cohidro, em função de agendamentos que foram feitos de demandas apresentadas, que serão  atendidas pelo escritório local e de Aracaju.