Senac participa da campanha ‘Santo de Casa Também Faz Milagre’


Centro de Hemoterapia e Laboratório Central de Sergipe (Hemolacen) recebeu nesta quinta-feira, 8, o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para a campanha de doação de sangue ‘Santo de Casa Também Faz Milagre’, realizada desde o mês de junho deste ano. Cerca de 70 voluntários, entre colaboradores da instituição, instrutores e alunos, participaram da doação coletiva.


 


A atividade no Senac foi precedida por uma palestra que aconteceu na tarde de quarta-feira, 7, no auditório da entidade, com a participação de aproximadamente 100 pessoas. Na oportunidade, a diretora do Hemocentro, Sandra Scarlati, tirou dúvidas e esclareceu alguns tabus que ainda existem sobre doação de sangue.


 


De acordo com a servidora Sílvia Conceição, do setor de Recursos Humanos do Senac, a participação das empresas na campanha deve se tornar uma atividade freqüente. “Já deixamos a próxima doação coletiva agendada para o mês de fevereiro. Não podemos fechar os olhos para as pessoas que precisam de ajuda”, disse Sílvia, que foi uma das responsáveis pela mobilização dos voluntários.


 


O encarregado de Almoxarifado Jorge Henrique foi o primeiro a doar sangue nesta quinta-feira. “Sou doador há 10 anos. A primeira doação foi para ajudar uma vizinha que foi submetida a uma cirurgia cardíaca. Desde então, continuo doando regularmente. Não interessa para quem será destinado o meu sangue. O importante mesmo é que estou ajudando a salvar vidas”, afirmou Jorge Henrique.


 


Benefícios


A campanha ‘Santo de Casa Também Faz Milagre’ já conseguiu mais de 600 doadores voluntários de diversos tipos sanguíneos. O sangue coletado é distribuído nos hospitais públicos da capital e do interior.


 


Quem doa sangue recebe alguns benefícios, como isenção na taxa de inscrição em concursos públicos, estaduais e federais, um dia de folga no trabalho ou na escola, além de submeter a exames para detectar síflis, doença de Chagas, HIV e as hepatites A, B e C, entre outras. O resultado é enviado para a residência do doador em até 15 dias.


 


Para obter mais informações sobre palestras e doações externas nas empresas e instituições, os interessados devem entrar em contato com o setor de Recursos Humanos ou o Serviço Social do Hemocentro. O telefone é (0xx79) 3259-3191.