SEMANA MUNICIPAL DE TRÂNSITO

O serviço de Captação de Doadores de Sangue do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) participou de uma blitz educativa nesta quinta-feira, 8, relativa a II Semana Municipal de Trânsito, promovido pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). A atividade ficou concentrada na rótula de interligação das zonas norte e oeste de Aracaju, entre as avenidas Maranhão e Santa Gleide.

Durante a blitz, com a participação de membros do Clube Desbravadores Águias de Santa Maria, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, junto com a equipe de educadores e agentes de trânsito da SMTT, foram distribuídos folhetos educativos e informativos para motoristas e motociclistas, além de comerciantes locais.

Conforme a assessora técnica do serviço de Captação do Hemose, Rozeli Dantas, a participação do Hemose teve como objetivo chamar a atenção da população sobre a importância da doação de sangue. “Buscamos a SMTT e propomos nossa participação nessa blitz. É importante lembrar que, na maioria das vezes essas vitimas de acidentes de trânsito quando chegam aos hospitais, precisam de transfusão sanguínea”, ressaltou.

Rozeli Dantas também explicou que através de ações educativas, o Hemose divulga o serviço de doação de sangue e alerta a população sobre a necessidade do cidadão se tornar um doador regular. “O sangue é produzido no corpo humano, somente através do gesto solidário da doação o hemocentro pode realizar o atendimento transfusional da rede hospitalar”, advertiu a assessora técnica da unidade de hemoterapia.

Na oportunidade a coordenadora de Educação para o Trânsito da SMTT, Monica Liberato, informou que a proposta do evento é conscientizar os motociclistas, público alvo da Semana de Trânsito. Ela contou que um levantamento feito pelo órgão municipal de trânsito, constatou o aumento dos acidentes envolvendo motociclistas na capital. “Somente este ano foram registrados dezesseis óbitos, isso é muito grave”, alertou.

Sobre as parcerias com instituições que atuam no atendimento as vitimas de trânsito, Monica afirmou que a educação no trânsito é a melhor maneira de garantir a segurança de condutores e pedestres. “Sabemos que a falta de sangue no estoque do Hemocentro pode ocasionar a morte de um cidadão vitimado”, ponderou à doadora.

Evento
A Semana Municipal de Trânsito coordenada pela SMTT, conta com uma vasta programação a exemplo de passeio com grupos de motociclistas, blitz educativas com simulação teatral, palestras de conscientização no trânsito em empresas, curso de direção defensiva para Moto-Frete, entre outras atividades. O evento integra a Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020, cujo tema é “Motociclista: Liberdade e Aventura é Viver”.