Secretaria Municipal de Saúde participa de oficina de combate à violência da mulher adolescente


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participa de oficina sobre como combater a violência da mulher adolescente. O evento começou segunda-feira, 17/12 e prossegue até esta terça-feira, 18/12, na Coordenação de Educação Permanente em Saúde (Coeps). As atividades são fruto de parceria entre a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e a Secretaria de Políticas para Mulheres, da Presidência da República.

“Essa oficina já foi desenvolvida em alguns municípios. Aracaju é o décimo e último neste ano onde a capacitação está sendo executada. Assim que fomos contatados da possibilidade em ofertar um curso como esse, não hesitamos e agarramos a oportunidade”, revela a coordenadora do Programa Saúde da Mulher da SMS, Cristiane Ludmila Borges.

A assistente social da UERJ, Fernanda Graneiro, está em Aracaju para falar sobre o assunto. “A violência contra a adolescente é um problema que assola todo o mundo, infelizmente. Nessas oficinas que estamos ofertando, a intenção é encontrar com a rede pública local, entender como é feita a assistência a essas mulheres e trazer experiências de fora”, diz.

Graneiro informa ainda que a informação é uma arma fundamental na luta contra a violência. “Por isso, trouxemos módulos com 11 casos que serão distribuídos entre todos os participantes, trouxemos um livro com temas voltados para a juventude e que foi produzido por nós mesmos, além de um CD com bibliografias, ´sites´ e instrumentos jurídicos para que o trabalho possa ser multiplicado”, complementa.

De acordo com a também representante da UERJ, Regina Melo, chegar em Aracaju foi se deparar com uma surpresa. “A receptividade foi enorme. A estrutura é muito boa. Os profissionais estão bem envolvidos e já dominam o tema. Vamos agora fomentar todos esses aspectos positivos”, falou entusiasmada.