Cine Rodas acontece em Aracaju, de 22 a 25 de outubro

No final de tarde de quinta-feira, 22, o Projeto Cine Rodas chega em Aracaju, mais precisamente na Praça de Evento da Orla da Atalaia. O projeto cultural itinerante ficará na cidade até domingo, 25, com exibição de filmes gratuitos e desenhos infantis com classificação livre, das 17hàs 21h, dentre outras atividades culturais.

O projeto promoverá ainda workshops gratuitos com atividades interativas. Crianças e jovens terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a produção de vídeos e animações e terão suas produções exibidas na telona

Além da programação normal, o Cine Rodas Nordeste traz sessões em cada cidade para alunos e professores do ensino público que participarão de um workshop voltado para crianças e jovens para apreciarem e aplicarem a magia da sétima arte e a compreensão de quadro a quadro e de fotografia.

Para crianças um monitor explica a montagem de um filme de animação usando o famoso bonequinho no bloco de papel, fazendo com que um personagem gire, sente e deite folheando as páginas. Após esta atividade as crianças vão fotografar um boneco articulado e montar sua cena que será exibida na tela principal. A garotada também poderá participar de atividades interativas como livros para colorir, totens de pintura virtual, cruzadinha da prevenção, sempre sob monitoramento de educadores e com controle para distanciamento social.

Os jovens poderão participar de uma imersão no mundo do stopmotion, produzindo pequenas animações com boneco de massinha e exibindo suas produções na tela de cinema.

Os filmes e desenhos que serão exibidos em Aracaju durante os quatro dias abordam temas como inclusão, sustentabilidade, meio ambiente e tolerância, adequados a pessoas de todas as idades.

Instalado numa carreta de 20 metros, que atende todos atender os protocolos de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a prevenção da Covid-19. o projeto passará por várias cidades do Nordeste.

Olho na saúde

Em conformidade com orientações da OMS todos os participantes das atividades devem usar máscaras. As atividades contam com totem de álcool gel para higienização, separadores de distância para a plateia, vídeo sobre prevenção antes das sessões e uma equipe treinada para assegurar a prevenção da saúde de todos.