Saúde inicia Campanha de Vacinação Antirrábica

Canal Viva Bem

A Secretária Municipal da Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), iniciou nesta segunda-feira, 18, a Campanha de Vacinação Antirrábica 2017. A campanha foi dividida em quatro etapas e até o final desta semana está acontecendo através de postos volantes, na Zona de Expansão, Jabotiana e Soledade. São quatro equipes, cada uma composta por 15 profissionais, que estão percorrendo casas, sítios, chácaras e fazendas dessas regiões  com a meta de vacinar aproximadamente 4.500 cães e gatos.

Devem ser imunizados os animais a partir dos quatro meses de idade, exceto os doentes (com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, convalescentes de cirurgias ou enfermidades). O supervisor de endemias Wilson Oliveira dos Santos, que está coordenando a campanha na Zona de Expansão, explica a estratégia da SMS em começar pelos locais mais afastados. “São regiões onde existem muitas propriedades que ficam longe, com acesso difícil, e fica muito complicado para o dono de um animal ir levá-lo até um posto fixo. Por isso, até a próxima sexta-feira, nossas equipes vão realizar a vacinação de forma itinerante, passando de casa em casa, para que nenhum animal deixe de ser imunizado”.

Morador do Robalo, na Zona de Expansão, Erick Saldanha aprovou a vacinação itinerante. Na casa dele foram imunizados hoje cinco animais, sendo dois cães e três gatos. “Eu mesmo não teria condições de sair daqui de casa com cinco bichos para vacinar, então acho muito importante que a Secretaria da Saúde realize essa vacinação na casa da gente. É uma forma de proteger nossos bichos de uma doença que não tem cura”.

Próximas etapas

A  Campanha Antirrábica segue até o dia 7 de outubro com a meta de vacinar cerca de 64 mil animais. Até esta data os moradores da capital também podem levar seus cães e gatos para serem imunizados no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que fica no bairro Capucho, em horário comercial. Além disso, a campanha terá outras três etapas que serão realizadas nos próximos sábados: 23 de setembro, 30 de setembro e 7 de outubro. Nestes dias a SMS vai montar postos fixos para ofertar a vacina.

No primeiro sábado, a campanha será feita na 1ª e 2ª regiões de saúde, que compreendem bairros da Zona Sul, como São Conrado, Aeroporto, Farolândia e Coroa do Meio. O coordenador do CCZ faz um apelo para que a população leve seus bichos de estimação para tomar a antirrábica.  “A vacina é a única forma de prevenir a raiva. É uma doença fatal que pode ser transmitida aos seres humanos, por isso é importante que a população atenda o nosso chamado levando seus animais de estimação para serem vacinados”, alerta o coordenador do CCZ, Cassiano Fernandez.  

Já no dia 30 de setembro, a vacinação vai acontecer na 3ª e 4ª regiões, em bairros como Siqueira Campos, América, Siqueira Campos, Luzia, Ponto Novo, Grageru e Inácio Barbosa. E no último sábado, a campanha vai abranger da 5ª a 8ª região de saúde nos bairros Suíssa, Pereira Lobo, Cirurgia, Santo Antonio, Industrial, Soledade, Japãozinho, Santos Dumont, Bugio, entre outros. 

Postos Fixos da 2ª Etapa da Campanha (23 de setembro):

– Praça João Goulart – Conjunto Augusto Franco
– Praça Ronaldo da Cruz – Conjunto Augusto Franco
– SESI – Avenida Canal 3 – Conjunto Augusto Franco
– USF Augusto Franco (final de linha) – Conjunto Augusto Franco
– Igreja Nossa Senhora Aparecida – Bairro Farolândia
– USF Antônio Alves – Bairro Atalaia
– Praça próxima da Faculdade Atlântico – Bairro Atalaia
– Praça Durval Andrade – Bairro Coroa do Meio
– Rua Urbano Neto (perto do Acarajé da Rita) – Bairro Coroa do Meio
– USF Hugo Gurgel – Bairro Coroa do Meio
– USF Augusto César Leite – Conjunto Santa Tereza
– Praça das Mães – Conjunto Santa Tereza
– Residencial Villa Verde – Bairro Aeroporto
– Largo São Conrado  – Bairro Aeroporto
– Associação dos Moradores do Conjunto Beira Mar – Bairro Aeroporto
– USF Geraldo Magela – Conjunto Orlando Dantas
– Avenida Gasotudo (ao lado do G.Barbosa) – Conjunto Orlando Dantas
– Praça da Feira – Conjunto Orlando Dantas
– USF Humberto Mourão – Bairro São Conrado
– Creche Júlio Vasconcelos – Bairro São Conrado

Fonte: Ascom/SMS