Saúde e Corpo de Bombeiros vão atuar juntos nas grandes urgências e emergências

 

Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe vai potencializar e otimizar o atendimento às grandes urgências e emergências no Estado. As duas instituições irão atuar juntas no resgate e no atendimento pré-hospitalar às vítimas de acidentes, incêndios e outros incidentes de grande monta. Para isso, foi assinado na manhã desta quarta-feira, 15, termo de cooperação pela secretária Mércia Feitosa e comandante do CB, Coronel Alexandre.

O termo de cooperação permite que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) e o Corpo de Bombeiros utilizem conjuntamente as seis ambulâncias da instituição militar, distribuídas nas bases de Estância, Lagarto, Itabaiana, Nossa Senhora de Socorro e Propriá. A equipe do Samu será de Suporte Intermediário de Vida (SIV) e composta por enfermeiro e técnico de enfermagem, enquanto a do Corpo de Bombeiros terá condutor e um militar.

“O objetivo é implantar uma equipe unificada de resgate e de atendimento pré-hospitalar, começando em Aracaju e paulatinamente avançando para as demais bases do Corpo de Bombeiros. A grande proposta é reduzir o tempo resposta, fortalecendo a rede de urgência e emergência no Estado. É uma grande parceria”, declarou a secretária Mércia Feitosa, informando que este novo serviço começa a operar nesta quinta-feira.

O superintendente do Samu, Dênison Pereira da Silva, elevou a importância da parceria ao lembrar que outrora, nos acidentes de trânsito, por exemplo, o atendimento pré-hospitalar precisava que primeiro chegasse a equipe dos Bombeiros para fazer o resgate das vítimas. “Com o trabalho integrado vamos diminuir o tempo resposta porque as duas equipes chegarão juntas”, reforçou.

Para o comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Alexandre, o momento é histórico tanto para a Secretaria de Estado da Saúde quanto para o Corpo de Bombeiros, órgãos que trabalham com a vida. “É uma parceria nova que irá trazer muitos ganhos para a sociedade sergipana”, atestou.

Regulação

Dênison Pereira informou que o serviço será regulado tanto pela Central de Regulação de Urgência, através do 192, quanto pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), pelo número 193, ou seja, a viatura será despachada por aquele que for acionado primeiro. Isso implicará, segundo ele, em uma comunicação estreita entre a CRU e o Ciosp. Enfatizou ainda que, apesar de o serviço começar em Aracaju, irá atender todo o Estado.

Fonte: SES