SAÚDE


O vice-prefeito eleito de Nossa Senhora das Dores, o neurologista Gilberto Santos, participou da reunião almoço de diretoria da Somese de quinta-feira, 13/11. Também foi convidado o prefeito José Aldon dos Santos, que não pode comparecer. Gilberto agradeceu o convite formulado a ambos, pedindo desculpas pela ausência do prefeito.


Durante o almoço, o vice-prefeito falou sobre as propostas que pretende implementar para melhorar a saúde pública no município a partir de 2009. Ele ressaltou que existe um déficit no número de médicos para atender as necessidades da comunidade local. “Nós estamos fazendo ainda um levantamento geral. Mas temos a garantia do secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, que irá construir uma Clínica de Saúde da Família, que trará grandes benefícios para a população”, explicou o médico Gilberto Santos.


O bate-papo com vice-prefeito acabou suscitando algumas colocações dos médicos presentes, em relação à remuneração paga aos médicos. Considerada por todos muito baixa e pouco atrativa, motivos estes que dificultam a fixação do médico no interior do Estado. O presidente da Unimed, Adelson Chagas, lamentou a falta de medidas das autoridades, que insistem em não mudar esta realidade. “Não há como fixar os médicos no interior com baixos salários e sem condições de trabalho”, enfatizou lembrando da época em que trabalhou na cidade de Porto da Folha.


O médico Edney Caetano, que assumiu uma cadeira na Câmara de Vereadores, em substituição ao vereador Robson Viana, disse que usou a tribuna do parlamento municipal para cobrar das autoridades uma melhor remuneração para os médicos. “O Hospital Cirurgia está com a escala incompleta porque o que se paga é muito pouco. Os médicos do Hospital João Alves recebem o dobro”, relatou Caetano, acrescentando que é necessária a reestruturação dos hospitais do interior do Estado para que seja melhorada a resolutividade e não sobrecarregue o Hospital João Alves. “Se houver mais investimento no Cirurgia e nos médicos que lá trabalham, o hospital vai auxiliar a desafogar o João Alves”, declarou.


Dando prosseguimento a política de associação de acadêmicos à Somese, a diretoria recebeu no almoço Luccas Melo Chagas, 23 anos, estudante do 9.º período, filho do cirurgião vascular Adelson Chagas. O presidente da Somese, Petrônio Gomes, fez uma saudação ao estudante lendo seu currículo. E na oportunidade apresentou como homenagem a ficha de matrícula do pai, Adelson Chagas, na Universidade Federal de Sergipe, e também de outros médicos, a exemplo de Zairson de Almeida Franco e Ricardo Queiroz Gurgel.


“Foi uma surpresa chegar aqui e encontrar meu filho”, disse Chagas, ao parabenizar a diretoria por estimular o sentimento associativista nos acadêmicos de Medicina. Dentro da política de ampliar o número de sócios, o presidente Petrônio Gomes aproveitou para cobrar a filiação do médico Gilberto Santos à Somese, o que foi prontamente efetuada.