RITUAL

Como manda o ritual, Rei e Rainha da festa de Santos Reis e São Benedito do de Japaratuba, foram coroados solenemente e abraçados por centenas de pessoas nesse domingo, 11, por ocasião do encerramento da parte sagrada das comemorações realizadas anualmente no município.

Juliana Neres e Benedito Marques receberam a coroa das mãos do pároco da cidade, padre Inaldo César e da prefeita Lara Moura, em ato publico, em frente à igreja Matriz, contando com as presenças dos deputados André Moura e Conceição Vieira, do secretário de Estado da Cultura, Luiz Alberto, de vereadores do município e dezenas de grupos culturais.

Logo cedo, às 8h, representantes do Maculelê, Cacumbi de Nego e de Tonho de Sirico, Reisado, Pastoril, Capoeira, Maracatu e Candomblé de Dona Nininha, fizeram um desfile pelas ruas de Japaratuba enaltecendo as manifestações culturais em louvor aos Santos Reis e São Benedito.



No palco, a prefeita Lara Moura disse que sua gestão será marcada pelo incessante apoio às manifestações culturais, a exemplo do que ocorreu com o inicio de sua administração.

“Não tenham duvidas que perseguiremos este objetivo, pois Japaratuba é um celeiro de inovações e criatividades culturais. Espero contra com o apoio do governo do Estado para jamais deixar morrer estas manifestações”, frisou Lara diante do ‘ok’ pronunciado pelo secretário de Cultura, Luiz Alberto.

Felizes e irradiantes, estiveram o Rei e Rainha da Festa. Benedito Max, que coincidentemente nasceu do dia de Santos Reis – 06 de janeiro – e a bela rainha, Juliana Néri, recepcionou todos os grupos que desfilaram em frente ao palco.

“É uma alegria contagiante, inexplicável, ver toda essa adoração e crença em Deus e em são Benedito”, disse a rainha Japaratuba no final de semana.

Cabacinhas e Arthur Bispo – A festa em Japaratuba não termina com os Santos Reis, considerada a parte sagrada das comemorações. A partir desta segunda-feira até o dia 12, sexta, ocorre a Juliana sendo fotografada a todo instante por populares e turistas que visitaram VIII edição do Festival de Artes Arthur Bispo do Rosário, das 15 às 00h diariamente com diversas manifestações culturais.

Já na sexta, 16, sábado e domingo, 17 e 18 respectivamente, a parte profana da festa entra em cena. A tradicional ‘Festa das Cabacinhas’ dominará o fim de semana no município com atrações diversas.

Dentre as bandas que estão na programação, destacam-se Saia Rodada, Mulheres Perdidas, Pedro Henrique Gabriel, Trem de Pouso, Harmonia do Samba, Painel de Controle, Pagodart, Só Lamento, Calcinha Preta e Danielzinho Quarto de Milha.