Programa IST/Aids leva testes de HIV e Sífilis ao Arraiá

Prevenir doenças é coisa séria. E para que ninguém perca essa oportunidade, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Programa Estadual IST/AIDS, estará com a unidade móvel ‘Fique Sabendo’ oferecendo testes rápidos de HIV e Sífilis no Arraial do Povo, na Orla de Atalaia. A coordenação é do médico Almir Santana, que estará no local, conduzindo  a equipe.

Almir explica que  a atividade contará com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo do Estado. “Serão disponibilizados, através da unidade móvel, no Arraial do Povo, 100 testes de HIV e 100 de Sífilis, no horário das 18 às 22 horas.

Segundo Almir Santana, como em todos os anos, o Programa IST/AIDS, lança a campanha de prevenção. “Esse ano, ela aparece numa versão diferenciada.  Esta sendo disponibilizado para os municípios que forem promover festas juninas músicas que falam da camisinha a exemplo da paródia da música Asa Branca (Luiz Gonzaga). A paródia fala sobre os riscos da Infecção.

“Podemos enviar essas músicas já gravadas, que podem ser usadas nos locais estratégicos onde tem forró”, atentou o médico. Sobre como combater as doenças, os interessados poderão contar com o material informativo, camisas, faixas e divulgação nas redes sociais. O médico Almir Santana explicou que a campanha vai durar até o dia 30 de junho.

Camisinha sim

“Estaremos com a equipe no Arraial do Povo, disponibilizando preservativos, exibindo banner educativos e principalmente conversando com as pessoas sobre a necessidade de usar camisinha e fazer os testes rápidos de Aids e Sífilis”

Durante o evento, ele observou que será informado, também, da importância do tratamento como forma de prevenção. “Esse ano, analisando a campanha, vamos incentivar as pessoas a conhecer o que é a prevenção combinada”, disse o médico. O que desejamos é que as pessoas compreendam que tem de haver prevenção e tratamento. Isso é combinar o que pode realmente preservar a vida das pessoas”, enfatizou Almir.

Fonte e foto: SES