Profissional de enfermagem precisa ter vocação para acolher e cuidar

A atuação dos profissionais de enfermagem é fundamental no cuidado e na recuperação dos pacientes. E foi acentuada ainda mais durante esse período de pandemia. Na Clínica Onco Hematos, que integra a Rede AMO (Assistência Multidisciplinar em Oncologia), o acolhimento aos pacientes oncológicos e seus familiares, de forma humanizada pela equipe multidisciplinar, sempre foi uma referência. E dentro dela, o papel da(o) enfermeira(o) revela carinho e vocação em cuidar de quem necessita.

“A enfermagem é ciência do cuidar. Envolve diversas áreas de atuação que convergem para o acolhimento e cuidado de excelência, possibilitando assim, a melhor experiência para o paciente e família”, ressalta Maria Rita Nery, coordenadora de enfermagem da Onco Hematos.

Neste 12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro, a Onco Hematos reforça o importante papel deste profissional da saúde. Para Maria Rita, a enfermagem como integrante da equipe multiprofissional tem papel fundamental na condução do cuidado. “O acolhimento ao paciente oncológico é iniciado desde o diagnóstico e admissão no serviço, onde é iniciado o gerenciamento do cuidado. É analisado todos os aspectos aos quais o paciente será submetido, avaliado todos os riscos e estabelecido um plano de cuidado individualizado”, descreve ela.

Para que esse acolhimento seja feito de forma segura, a equipe de enfermagem sempre buscar aprimorar o conhecimento. “Por se tratar de uma ciência, através das evidências clínicas, pesquisas, a enfermagem avança cada vez mais na criação de estratégias que possibilitem uma assistência segura, um atendimento acolhedor”, finaliza Maria Rita.

Fonte: Ascom Onco Hematos.