Prefeitura distribui mais de 25 mil camisinhas durante o Forró Caju 2008


Foto: Lízia Martins



A alegria é umas das maiores características do Forró Caju. Por isso, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), distribui diariamente 1,8 mil camisinhas no Ponto da Prevenção, localizado ao lado da estrutura do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU).


Para a servidora do programa Saúde da Mulher, Cristiane Ludmila, além da distribuição, o intuito é informar sobre os serviços oferecidos nas Unidades de Saúde Básica da Prefeitura. “A gente orienta as pessoas a procurarem um posto de saúde para se cadastrar, pois cada cidadão tem direito a 15 camisinhas por mês”, explicou.


Em Aracaju existem 43 postos da Unidade de Saúde da Família espalhados por todos os bairros. A servidora Cristiane Ludmila, da SMS, explica que, além das camisinhas masculinas convencionais, também são distribuídas camisinhas femininas.


“Nos postos de saúde também damos essa opção, mas as mulheres em geral ainda têm uma aceitação muito pequena. Falta mais conscientização para que elas façam o uso”, comentou.


Segundo Ednaldo Oliveira, que trabalha com distribuição de jornais, a distribuição mensal de camisinhas é uma novidade. “Eu não sabia que as pessoas têm direito a uma quantidade de camisinhas todo o mês, por isso vim aqui me informar do procedimento para se cadastrar e também aproveitei para pegar algumas”, brincou.


O funcionário público Jucinaldo Alves disse que é importante essa preocupação com a saúde. “A Prefeitura está de parabéns e mostra que tem a preocupação em todas as áreas do Forró Caju, afinal a festa tem que começar e terminar com alegria”, explicitou.