Prefeito fala sobre obras do PAC na Somese


O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, fez nesta quinta-feira, 23/8, durante almoço na Sociedade Médica de Sergipe (Somese), um breve relato das ações que pretende desenvolver até dezembro de 2008. “Até lá, pretendemos colocar em prática as idéias que temos discutido, para elevar ainda mais o patamar da qualidade de vida na nossa cidade, que hoje e a melhor do Norte e Nordeste”, comentou ele.


 


Dando boas vindas, em nome de toda a diretoria da entidade, o presidente Roberto Gurgel aproveitou para referendar o apoio à campanha “A Vida Vale Mais”, lançada pela prefeitura, através da Superintendência de Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). “Nós já nos colocamos à disposição de Samarone para lançarmos uma cartilha sobre a violência no trânsito, a exemplo das três que já lançamos sobre a violência doméstica. Uma das principais causas da mortalidade de jovens é a violência no trânsito”, relatou Gurgel.


 


Durante o almoço, Edvaldo Nogueira aproveitou para anunciar a assinatura da primeira obra que será realizado através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Nesta sexta estaremos autorizando a construção de 404 unidades habitacionais, na zona de expansão de Aracaju. O bairro Novo fica entre o Santa Maria e o Aeroporto”, informou. “Esta é a primeira obra do PAC no país, que está tendo o seu início concretizado menos de um mês após a vinda do presidente Lula a Aracaju para o lançamento do programa”.


 


A previsão é que as casas comecem a ser construídas já na próxima segunda-feira, 27 de agosto. O bairro Novo, conforme explicou Edvaldo Nogueira, será o primeiro bairro planejado da capital sergipana. Ele também anunciou a construção de 600 unidades habitacionais no bairro Coqueiral, bem como a revitalização do Centro da cidade, para que volte a ser um cartão postal. “Para a região do Mosqueiro, iremos fazer um calçadão e uma área de lazer”.


 


Dentre os muitos projetos que pretende colocar em prática, nas diversas áreas da administração municipal, Edvaldo fez um balanço das obras realizadas no ano passado e também este ano. “A melhoria do ensino público é prioridade, pois é a única forma de melhorar a vida das crianças carentes, bem como a saúde pública, onde estaremos ampliando a nossa rede de atendimento”.


 


Como não poderia deixar de ser, o trânsito também esteve na pauta na reunião, que contou com a presença de diversos médicos. “Estaremos fazendo a segunda grande revolução no transporte público de Aracaju, com a implantação da bilhetagem eletrônica”, informou ele, citando que a primeira foi a implantação do Sistema Integrado de Transporte (os terminais de integração). “Quero agradecer o apoio da Somese ao nono projeto ‘A Vida Vale Mais’ e também a Unimed, aqui presente através de Lúcio Prado, que foi a primeira empresa a implantar a ‘Calçada Livre’, deixando o passeio da sua sede, liberada para os pedestres”.


 


Ao final da exposição, o prefeito foi parabenizado pelos médicos e também respondeu aos questionamentos feitos pelos presentes.


 


Comitiva


O prefeito esteve acompanhado pelo superintendente da SMTT, Antônio Samarone, pelo secretário Municipal de Saúde, Marcos Ramos, o secretário Municipal de Comunicação, Carlos Cauê e o secretário de Governo, Bosco Rolemberg.